“Estamos na fase da boa vontade”, diz Haddad sobre Lula e Trump

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (6/10) que a conversa entre os presidente do Brasil e dos Estados Unidos, Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, transcorreu com naturalidade e tranquilidade. Em entrevista à TV Record, o ministro ainda disse que o clima está bom e “parecia haver dos dois lados boa vontade”.

“Estamos na fase da boa vontade desde a reunião da ONU”, declarou Haddad.

Segundo o ministro, o governo tem as melhores expectativas, já que, de acordo com ele, as tarifas impostas por Trump não se justificam. Ele avaliou que espera que as coisas ocorram com tranquilidade.

“Era uma medida sem amparo. Só se devia à desinformação patrocinada para levar o governo dos Estados Unidos ao erro de imaginar que o Executivo brasileiro pudesse ter alguma incidência sobre o que estaria acontecendo”, disse em entrevista a Record.

Tarifaço e conversa entre líderes

Em agosto, Trump sancionou tarifas de 40% adicionais às taxas de 10% já vigentes contra o Brasil, totalizando uma taxa de 50% para exportações brasileiras.

A justificativa da Casa Branca para imposição de tarifas é que o Brasil seria superavitário na relação comercial com os Estados Unidos, quando, na verdade, a relação bilateral é deficitária para o lado brasileiro. Ou seja, os americanos alegam que o Brasil exporta mais do que importa, mas na realidade acontecem mais importações do que exportações.

Desde o anúncio das taxas, o governo brasileiro tem tentado negociar com a Casa Branca, mas não obteve sucesso.

Leia também

No entanto, Trump admitiu que a natureza das tarifas é de natureza política e tem interesse em disciplinar o Brasil em decorrência da “caça às bruxas” que o Brasil estaria promovendo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF)  por tentativa de golpe de Estado.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL/SP) viajou aos EUA para articular e dificultar as negociações entre os países.

Apesar das tentativas frustradas, os presidente se encontrara em Nova York, durante a abertura da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na ocasião, Trump avaliou que os dois tiveram uma “boa química”. Na manhã desta segunda-feira, os presidentes se reuniram remotamente para tratar sobre o tarifaço.



Fonte: Metrópoles

Alexandre de Moraes manda transferir Bolsonaro para a Papudinha

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para uma sala no batalhão da...

Toda honra a São Sebastião: Xapuri se prepara para receber mais de 10 mil romeiros no dia do padroeiro da cidade

Romeiros de todos os cantos do Acre e de fora do Estado são aguardados para celebrações do dia de São Sebastião em Xapuri. A igreja...

Tropas europeias na Groenlândia não mudam visão de Trump, diz Casa Branca

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse a jornalistas nesta quinta-feira (15) que o envio de tropas da Europa para a...