Estratégia de estabilização fiscal do governo é pró-gasto, diz economista

A estratégia de estabilização fiscal escolhida pelo governo federal, focada no aumento da arrecadação, apresenta desafios significativos e pode enfrentar resistências, segundo Roberto Padovani, economista-chefe do BV, durante o WW. A abordagem atual privilegia o lado da receita em um cenário em que a carga tributária já é considerada elevada.

Para o economista, “a estratégia escolhida pelo governo, desde sempre pró-gasto, com ajustes sendo feitos via receita em um país com carga alta, é destinada a dar confusão”.

“Em 2023, a gente assistiu a uma virada e um choque fiscal impressionante, de dois pontos percentuais do PIB”, diz Padovani. Esse cenário resultou em diversas consequências macroeconômicas, incluindo pressões inflacionárias, retomada da queda no desemprego e deterioração das contas externas no início de 2024.

Padovani explica que, em sistemas democráticos, a estabilização fiscal pode ser alcançada por duas vias principais: controle de despesas ou aumento da arrecadação. No contexto brasileiro, a opção por ampliar a arrecadação enfrenta obstáculos devido à já elevada carga tributária existente.

A escolha do governo por uma abordagem voltada ao aumento de receitas, mantendo uma postura favorável aos gastos públicos, segundo o economista, é uma estratégia que tende naturalmente a gerar conflitos e complicações no cenário econômico nacional.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Sacanagem, o prato que Bocalom entrega a quem lhe deu a mão

Em 2020, Mailza Assis não apoiou Socorro Neri. Mailza apoiou Tião Bocalom. E fez isso indo contra tudo e contra todos. Ela rompeu alianças, enfrentou...

Fight Music Show terá combate entre campeões do Big Brother Brasil

A luta entre Kleber Bambam e Davi Brito foi confirmada pela organização e será disputada no FMS 8 Fonte: Metrópoles

CBF parabeniza O Agente Secreto e Wagner Moura por indicação ao Oscar

Confederação Brasileira de Futebol comemorou nas redes sociais a indicação do filme brasileiro ao prêmio Fonte: Metrópoles