Estratégia de estabilização fiscal do governo é pró-gasto, diz economista

A estratégia de estabilização fiscal escolhida pelo governo federal, focada no aumento da arrecadação, apresenta desafios significativos e pode enfrentar resistências, segundo Roberto Padovani, economista-chefe do BV, durante o WW. A abordagem atual privilegia o lado da receita em um cenário em que a carga tributária já é considerada elevada.

Para o economista, “a estratégia escolhida pelo governo, desde sempre pró-gasto, com ajustes sendo feitos via receita em um país com carga alta, é destinada a dar confusão”.

“Em 2023, a gente assistiu a uma virada e um choque fiscal impressionante, de dois pontos percentuais do PIB”, diz Padovani. Esse cenário resultou em diversas consequências macroeconômicas, incluindo pressões inflacionárias, retomada da queda no desemprego e deterioração das contas externas no início de 2024.

Padovani explica que, em sistemas democráticos, a estabilização fiscal pode ser alcançada por duas vias principais: controle de despesas ou aumento da arrecadação. No contexto brasileiro, a opção por ampliar a arrecadação enfrenta obstáculos devido à já elevada carga tributária existente.

A escolha do governo por uma abordagem voltada ao aumento de receitas, mantendo uma postura favorável aos gastos públicos, segundo o economista, é uma estratégia que tende naturalmente a gerar conflitos e complicações no cenário econômico nacional.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Deslizamento de terra atinge ônibus na Índia deixando pelo menos 15 mortos

Pelo menos 15 pessoas morreram na Índia depois que um deslizamento de terra atingiu um ônibus particular na terça-feira (7), disseram autoridades nesta quarta-feira...

“Êta Mundo Melhor!”: Estela reaparece após se afogar e implora por socorro

Estela (Larissa Manoela) reaparece viva em “Êta Mundo Melhor!” depois de ter caído no lago e se afogado ao tentar fugir de Ernesto (Eriberto Leão)....

‘Faraó dos Bitcoins’ é condenado a 19 anos e 2 meses de prisão no RJ

A Justiça do Rio de Janeiro condenou Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como “Faraó dos Bitcoins”, a 19 anos e 2 meses de prisão...