EUA e Japão assinam acordo sobre terras raras, diz Casa Branca

O presidente dos EUA, Donald Trump, e a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, assinaram um acordo para garantir o fornecimento de minerais essenciais e terras raras por meio de mineração e processamento nesta terça-feira (28), disse a Casa Branca.

Os países planejam cooperar por meio do uso de ferramentas de política econômica e investimentos coordenados para acelerar o desenvolvimento de mercados diversificados, líquidos e justos para minerais essenciais e terras raras, diz o comunicado.

Os líderes se encontraram pela primeira vez em Tóquio para discutir sobre comércio e segurança, uma semana depois que a primeira-ministra conservadora se tornou a primeira mulher líder do Japão e prometeu acelerar o reforço militar.

Na reunião, Takaichi elogiou o “compromisso de Trump com a paz e a estabilidade mundial”, enquanto Trump disse que as relações entre os dois países serão “mais fortes do que nunca”.

 

Na tarde de terça-feira (27), Trump e Takaichi visitarão a base naval dos EUA em Yokosuka, perto de Tóquio, que abriga o porta-aviões USS George Washington, parte da poderosa presença militar dos EUA na região.

Trump se reunirá com líderes empresariais em Tóquio, antes de viajar para a Coreia do Sul na quarta-feira (29).

Em conversas com o presidente chinês, Xi Jinping, Trump disse que espera selar uma trégua na guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.

 

Vídeo: após “guerra” Rio tem ruas vazias e lojas de shopping fechadas

A chamada megaoperação “Contenção” que deixou mais de 60 mortos, no Rio de Janeiro, mirando retaliar a facção criminosa Comando Vermelho, nesta terça-feira (28),...

Neta de Trump fará estreia em torneio profissional nos EUA

A neta do ex-presidente Donald Trump fará um desvio em seu caminho rumo ao golfe universitário na Universidade de Miami – Kai Trump fará...

Perícia define valor de indenização milionária da CBF para time do Nordeste

A longa disputa judicial entre Icasa-CE e Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pode estar chegando ao fim após mais de uma década. Um laudo...