Ex-presidente do INSS consegue habeas corpus para ficar em silêncio na CPMI

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu, nesta segunda-feira (13), um habeas corpus ao ex-presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) Alessandro Stefanutto, garantindo-lhe o direito de permanecer em silêncio durante o depoimento à CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investiga fraudes em descontos indevidos nas aposentadorias e pensões de segurados. A decisão foi criticada pelo presidente da CPMI, o senador Carlos Viana (Podemos-MG).

A oitiva está mantida para as 16h, e o ex-dirigente poderá ser acompanhado por um advogado, com quem terá comunicação irrestrita, segundo decisão do Supremo.

Alessandro Stefanutto é filiado ao PDT e foi indicado, em julho de 2023, para a chefia da autarquia previdenciária pelo aliado e ministro Carlos Lupi.

Foi afastado do cargo em abril deste ano pela Justiça, após a Polícia Federal e a CGU (Controladoria-Geral da União) realizarem uma operação conjunta contra fraudes no INSS.

Críticas à decisão

O presidente da CPMI, o senador Carlos Viana, disse que a decisão de Fux não é “nenhuma novidade”. À frente do colegiado, ele é crítico das decisões do Supremo e defende que comissões de inquérito possam derrubar os habeas corpus, como também o poder de fechar acordos de delação premiada com investigados.

“É algo que a gente se pergunta até quando vai durar tudo isso, mas não vamos desistir, vamos fazer as perguntas para ele. Como eu disse, a verdade fala pelos fatos, extratos e contas […] ninguém vai nos fazer parar nessa investigação”, declarou.

Segundo o senador, a população quer respostas. “E nós vamos atrás delas. Ninguém vai calar a verdade. Uma hora, alguém vai falar. Porque, até agora, só tem poderoso se defendendo”, concluiu.

Petrobras está reunida com entidades para tratar da greve, diz federação

A FNP (Federação Nacional dos Petroleiros) e o Sindipetro RJ (Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro) emitiram uma nota neste domingo (21) afirmando...

Padre Júlio diz que há conspiração contra trabalho da Pastoral de Rua

Em sua primeira missa dominical após ser proibido pela Arquidiocese de São Paulo de transmitir o rito na internet, o padre Júlio Lancellotti disse...

Ator de “The Wire” e “It”, James Ransone morre aos 46 anos

O ator James Ransone, conhecido por suas atuações em produções como a série “The Wire” e o filme “It: Capítulo Dois”, morreu na sexta...