Lando Norris começou o fim de semana do GP de Austin com o pé direito. O britânico da McLaren marcou 1min33s294 e liderou o único treino livre da etapa, realizado nesta sexta-feira (17/10), no Circuito das Américas, em Austin, no Texas. Nico Hülkenberg, da Sauber, e Oscar Piastri, também da McLaren, completaram o top 3. O brasileiro Gabriel Bortoleto terminou em 12º lugar.
Sob forte calor, com o asfalto ultrapassando os 40°C, as equipes optaram por iniciar a sessão com pneus duros, prevendo as altas temperaturas que devem marcar o fim de semana. Lewis Hamilton, com a Ferrari, chegou a liderar parte do treino antes da troca para compostos médios e macios nos minutos finais.
Leia também
-
Confira o que Verstappen precisa para ser campeão da F1 em 2025
-
F1: Mercedes confirma Russell e Antonelli para 2026. Confira o grid
Bortoleto finalizou em12º lugar
Mark Thompson/Getty Images
Norris finalizou no primeiro lugar
Rudy Carezzevoli/Getty Images
O treino teve apenas uma bandeira vermelha
Rudy Carezzevoli/Getty Images
O treino foi brevemente interrompido por uma bandeira vermelha, após detritos deixados na pista pelo carro de Lance Stroll. A sessão foi retomada cerca de oito minutos depois. Pouco depois, Carlos Sainz abandonou a disputa por um problema na caixa de câmbio, e Esteban Ocon rodou na brita por falha nos freios da Haas.
Nos momentos finais, a pista melhorou e os tempos caíram rapidamente. Fernando Alonso chegou a liderar com pneus macios, mas foi superado por Hülkenberg e, por fim, por Norris, que garantiu o melhor tempo da tarde.
O estreante Bortoleto teve início discreto, rodando entre os últimos nos primeiros minutos. Com os pneus macios, porém, conseguiu reagir e fechar o treino em 12º, a 1s184 do líder.
Resultado final:
Lando Norris (McLaren) – 1min33s294
Nico Hülkenberg (Sauber) +0s255
Oscar Piastri (McLaren) +0s279
Fernando Alonso (Aston Martin) +0s345
Max Verstappen (Red Bull) +0s354
Alexander Albon (Williams) +0s626
George Russell (Mercedes) +0s637
Lewis Hamilton (Ferrari) +0s671
Isack Hadjar (RB) +0s861
Oliver Bearman (Haas) +1s039
Esteban Ocon (Haas) +1s074
Gabriel Bortoleto (Sauber) +1s184
Ainda nesta sexta (17/10), às 18h30 (de Brasília), os pilotos voltam à pista para a classificação sprint, que define o grid da corrida curta do sábado.
Fonte: Metrópoles