Falsos influencers usam chamada de vídeo para roubar dados bancários no AL

Criminosos têm se passado por influenciadores digitais em Arapiraca, no Agreste Alagoano, para aplicar um novo golpe através de chamadas de vídeo no WhatsApp.

A PCAL (Polícia Civil de Alagoas), por meio da 4ª DRP (Delegacia Regional de Polícia de Arapiraca), emitiu um alerta sobre o golpe que fez vítimas na cidade, no último fim de semana.

Até o momento, ninguém foi preso.

De acordo com o delegado Matheus Enrique, adjunto da 4ª DRP, os golpistas entram em contato com as vítimas por meio de chamadas de vídeo pelo WhatsApp, se passando por influenciadores digitais que supostamente atuam em campanhas de premiação. Durante a ligação, informam falsamente que a pessoa foi contemplada com um prêmio em dinheiro e pedem que ela acesse sua conta bancária para “verificar” se o valor já foi depositado.

É nesse momento que a vítima é induzida a compartilhar a tela do celular, permitindo que os criminosos visualizem dados sensíveis. Ao digitar a senha do aplicativo bancário, essas informações são capturadas em tempo real, possibilitando que os golpistas, a partir de outro dispositivo, acessem a conta e realizem transações financeiras de forma fraudulenta.

Uma das vítimas, ao procurar a delegacia, relatou prejuízo de R$ 5 mil. O delegado destacou que as investigações estão em andamento para identificar os envolvidos e alertou que os golpistas têm aperfeiçoado suas táticas para enganar a população.

“Orientamos que as pessoas jamais compartilhem a tela do celular ou informem dados bancários durante chamadas de vídeo. Qualquer dúvida ou situação suspeita deve ser comunicada imediatamente à polícia”, destacou o delegado.

Socorro Neri na Revista Exame: a educação, o meio ambiente e a formação do cidadão climático

Vivemos um momento decisivo das relações entre sociedade e natureza. As mudanças climáticas já não são previsão: são realidade. Enchentes, secas, ondas de calor e...

Mulher é presa por racismo durante partida do Paulistão Sub-12

Uma mulher foi presa após cometer ato de racismo na partida entre Manthiqueira x Corinthians, válida pela terceira fase do Campeonato Paulista Sub-12. O...

Corinthians recebe novo transfer ban por dívida com a CNDR

O Corinthians está banido de realizar o registro de atletas durante seis meses devido à ausência de pagamentos. A CBF notificou o time do...