O presidente da Fifa, Gianni Infantino, defendeu a possibilidade de alterar o período tradicional da Copa do Mundo para adaptar o futebol aos efeitos das mudanças climáticas. Segundo ele, a entidade precisa ter “mente aberta” para rever o calendário e escolher meses com condições mais favoráveis de jogo.
Leia também
-
Leila Pereira e CEO do Botafogo são nomeados em cargos na Fifa
-
Fifa nomeia vice da CBF para Comissão de Competições Femininas de Clubes
-
Infantino sobre interesse do Brasil em sediar o Mundial: “Fantástico”
Durante a Assembleia Geral da Associação Europeia de Clubes, em Roma, Infantino sugeriu que o torneio possa ser disputado em março ou outubro, fugindo dos extremos de temperatura enfrentados em várias regiões do planeta.
“Temos verão e inverno, e se quisermos jogar em qualquer lugar do mundo, talvez março ou outubro sejam melhores opções. Em algumas partes é impossível jogar em julho, e em outras, em dezembro. Precisamos encontrar um equilíbrio”, afirmou o presidente.
A discussão ganha força após experiências recentes com o clima. A Copa do Mundo de 2022, no Catar, foi realizada em novembro e dezembro por causa do calor intenso do meio do ano. Já o Mundial de Clubes de 2025, nos Estados Unidos, teve partidas atrasadas por alertas de clima severo.
Gianni Infantino diz que futebol brasileiro vem fazendo bonito no Mundial de Clubes
Pakawich Damrongkiattisak – FIFA/FIFA via Getty Images
Presidente da Fifa, Gianni Infantino, rechaçou a ideia de Mundial a cada dois anos.
Alexander Hassenstein – UEFA/Getty Images
Gianni Infantino chegou à presidência da Fifa em 2016, após renúncia de Blatter.
Matthias Hangst/Getty Images
Infantino também admitiu que a Copa do Mundo de 2034, marcada para a Arábia Saudita, pode ser disputada em janeiro de 2035, para evitar as altas temperaturas do verão local e respeitar o período do Ramadã, que ocorrerá no fim de 2034.
“Estamos discutindo constantemente. Não é apenas sobre uma Copa, é uma reflexão geral sobre o futebol e o clima”, finalizou.
Antes da edição saudita, a Copa do Mundo de 2026 será sediada por Canadá, Estados Unidos e México, e a de 2030 terá jogos em Argentina, Espanha, Marrocos, Paraguai, Portugal e Uruguai.
Fonte: Metrópoles