Final da Libertadores: sede já foi trocada em outras edições. Relembre

O decreto de estado de emergência imposta pelo presidente do Peru, José Jeri, à capital Lima colocou a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) em alerta.

Em cerca de um mês, no dia 29 de novembro, a cidade receberá a final da Copa Libertadores e, oficialmente, a entidade que rege o futebol no continente sul-americano afirma não ter grandes preocupações. No entanto, caso seja necessária uma mudança de local da decisão, esta não será a primeira na história da competição.

3 imagensPeru: após derrubada de Dina Boluarte, interino assume a presidência.Estádio Monumental de LIma, palco da final da Libertadores.Fechar modal.1 de 3

Protestos em Lima, capital do Peru.

Klebher Vasquez/Anadolu via Getty Images2 de 3

Peru: após derrubada de Dina Boluarte, interino assume a presidência.

Anadolu/Colaborador Getty Images3 de 3

Estádio Monumental de LIma, palco da final da Libertadores.

Marcos Reategui/Getty Images

A própria Lima foi o palco substituto de uma edição da competição. Em 2019, a primeira final em jogo único do torneio seria disputada em Santiago, no Chile. No entanto, uma onda de protestos na capital chilena obrigou a Conmebol, junto aos finalistas Flamengo e River Plate, a optarem por um novo local para a partida, que no caso foi o Estádio Monumental, na capital do Peru.

Vale lembrar que em 2018, a cidade de Madri, na Espanha, recebeu a partida de volta da final entre River Plate e Boca Juniors por conta da falta de segurança em Buenos Aires, que receberia originalmente o confronto.

Mané Garrincha à disposição

Na noite dessa quarta-feira (22/10), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), colocou Brasília à disposição da Conmebol e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a realização da final da Libertadores 2025 caso Lima não esteja apta a recebê-la.

Em ofícios enviados ao presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, e ao presidente da CBF, Samir Xaud, Ibaneis destacou que a Arena BRB Mané Garrincha está preparada para receber o duelo, que pode contar com ao menos uma equipe brasileira.

“Trata-se do segundo maior estádio do Brasil, com capacidade de 72.851 espectadores, dispondo, portanto, de porte para sediar esse importante evento esportivo”, diz Ibaneis nos documentos enviados às entidades.

O governador ainda destacou a ampla capacidade hoteleira de Brasília, além da infraestrutura e a segurança da capital federal.

Leia também

Entenda a onda de protestos no Peru

  • Os protestos foram organizados majoritariamente por jovens e inicialmente de forma pacífica.
  • Contudo, os manifestantes entraram em confronto com as forças de segurança.
  • Este é o primeiro grande ato durante o governo de José Jeri, que assumiu a presidência há cerca de uma semana após o impeachment de Dina Boluarte.
  • De acordo com o novo presidente, 55 policiais e 20 civis ficaram feridos; 10 pessoas foram presas.
  • Em meio aos protestos, José Jeri decretou estado de emergência em Lima, entre 22 de outubro e 21 de novembro.
  • Entre as pautas dos manifestantes estão o fechamento do Congresso, a convocação de assembleia constituinte e medidas contra a criminalidade.

 



Fonte: Metrópoles

Gregório Duvivier zoa João Vicente ao falar de affair com Gracyanne

Em meio a recente polêmica com Gracyanne Barbosa, João Vicente de Castro foi zoado em um programa pelo amigo, Gregório Duvivier. Mensagens picantes do...

Em jogo com duas prorrogações, Thunder vence Pacers na NBA

Sem dúvidas, o Oklahoma City Thunder começou a temporada com o pé direito. Além de ganhar contra o Rockets na estreia, nesta quinta-feira (23/10),...

Atacante do Santos treina até o 8° mês de gestação e faz história

A atacante Ketlen Wiggers, do Santos, iniciou a preparação para receber o filho Lucca e deixou os campos momentaneamente nesta quinta-feira (23/10). A jogadora...