Flávia Saraiva, medalhista olímpica e uma das principais ginastas brasileiras, se destacou no Campeonato Mundial de Ginástica Artística de 2025, realizado em Jacarta, Indonésia. Ela foi a única brasileira a avançar para uma final individual, consolidando sua posição como uma das melhores do mundo na trave de equilíbrio. A final ocorrerá neste sábado (25/10), às 4h. Flávia, com a experiência, é uma das favoritas ao pódio.
Leia também
-
Flávia Saraiva brilha e vai à final da trave no Mundial de Ginástica
-
Flávia Saraiva é ouro na trave da Copa do Mundo de Ginástica
-
Conheça Tulinho, filho de ex-Botafogo e namorado de Flávia Saraiva
Na fase classificatória, Flávia obteve uma nota total de 13.833 na trave, alcançando a 2ª posição geral, atrás apenas da chinesa Zhang Qingying, que somou 14.366 pontos. Sua execução foi a mais bem avaliada, com 8.333 pontos, a única acima de 8 entre as finalistas. No entanto, Zhang obteve uma nota superior no grau de dificuldade, com 6.500 pontos contra 5.500 de Flávia.



Flávia Saraiva é finalista na trave
Robertus Pudyanto/Getty Images
Flávia Saraiva vai disputar a final no Mundial de Ginástica
Robertus Pudyanto/Getty Images
Flávia Saraiva no Mundial de Ginástica Artística
Yong Teck Lim/Getty Images
Além de seu desempenho técnico, Flávia enfrentou um desafio inusitado durante o Mundial. A atleta foi perseguida por uma abelha antes de sua apresentação. Ela revelou que é alérgica ao inseto e que seu técnico, Xico Porath, teve que intervir para evitar que fosse picada.
Outras atletas brasileiras também marcaram presença neste Mundial. Júlia Soares, Júlia Coutinho e Sophia Weisberg competiram nas classificatórias, mas não conseguiram avançar às finais por aparelhos.
E para quem deseja assistir ao evento, passará ao vivo pelo Sportv 2, TV por assinatura, ou pelos canais de streaming Canal Olímpico do Brasil e CazéTV no YouTube.
Principais adversárias de Flávia na final da trave
Zhang Qingying (China): Líder da classificatória com a nota mais alta do ano
Sabrina Voinea (Romênia): Empatou com Flávia na segunda colocação da classificatória, ambas com 13.833 pontos
Zhou Yaqin (China): Atual vice-campeã mundial, Zhou é uma competidora experiente
Jennifer Williams (Reino Unido): Vencedora do Campeonato Europeu de 2025, Williams é uma atleta em ascensão
Fonte: Metrópoles


