O Atlético-MG é campeão do Campeonato Brasileiro Sub-17. O time de Minas Gerais perdeu o jogo de ida da final por 4 x 1 contra o Grêmio fora de casa, mas se impôs sob seu mando e venceu o confronto da volta por 3 x o neste sábado (18/10), na Arena MRV. Nos pênaltis, o Galo foi melhor e ficou com o título.
5 imagens
Fechar modal.
1 de 5
Torcida Atlético Mineiro
Pedro Vale / CBF2 de 5
Atlético-MG precisava de três gols na partida
Pedro Vale / CBF3 de 5
O Galo conquistou o título pela primeira vez
Pedro Vale / CBF4 de 5
Medalha Brasileirão Sub-17
Pedro Vale / CBF5 de 5
Cauã Soares foi o melhor em campo
Pedro Vale / CBF
Leia também
-
Sub-17 Feminino: Brasil vence Marrocos em estreia da Copa do Mundo
-
Final do Candangão Feminino e Sub-17 movimentam o fim de semana no DF
-
32 expulsões no Sub-17: conduta violenta é recorrente na base do DF
-
Coordenador do Palmeiras se manifesta sobre suspensão do sub-17; veja
Como foi a final
O Atlético-MG aproveitou as investidas no ataque com Cauã Soares, artilheiro da equipe na competição com 12 gols e abriu o placar aos 41 minutos do primeiro tempo. Em jogada de Pascini, o jogador cruzou na área para o atacante na área cabecear firme e inaugurar o placar.
O Grêmio respondeu logo na sequência e chegou a empatar o placar da partida em uma jogada de contra-ataque rápido, mas a arbitragem assinalou impedimento de Lucca no início da jogada.
O Galo ampliou o placar no segundo tempo novamente com Cauã Soares. O atacante aproveitou o rebote do chute de Mosquito e chutou muito bem para diminuir a vantagem no agregado.
Apesar do 2 x 0 no marcador, os donos da casa ainda precisavam marcar mais um gol para levar a final para os pênaltis. Aos 30 minutos, Cauã Soares mais uma vez apareceu muito bem. O camisa 19 se posicionou bem e recebeu um belo cruzamento na área mas cabeceou no travessão.
No ataque seguinte, o Atlético-MG marcou o terceiro da partida mas foi assinalado impedimento no lance do gol de João Teixeira.
Líder nas estatísticas ofensivas, o Galo conseguiu marcar o terceiro gol apenas nos acréscimos. Aos 49 minutos, Ronaldo puxou o contra-ataque após uma boa investida do Grêmio, cortou para a esquerda e acertou um belo chute de fora da área para deixar tudo igual.
Nas penalidades, Kaio Assis, do Atlético-MG defendeu a segunda cobrança do Grêmio e colocou o Galo em vantagem. A defesa foi feita com os pés e lembrou a icônica defesa do ex-goleiro Victor na campanha da Libertadores de 2013.
Gabriel Mec, atacante e um dos artilheiros do Grêmio na competição acertou a trave na última cobrança do Grêmio.
Os mandantes não desperdiçaram nenhuma cobrança e conquistaram pela primeira vez o título do Campeonato Brasileiro Sub-17.
Pra ficar de olho
Em novembro ocorre a Copa do Mundo Sub-17, no Catar. Dois jogadores que estavam na final entre Atlético-MG x Grêmio foram convocados pelo técnico Patetuci para estar com a Seleção Brasileira: Vitão, zagueiro do Galo e Gabriel Mec, atacante do Imortal Tricolor.
Fonte: Metrópoles