Gaza amanhece em cessar-fogo com expectativa de recuo de tropas de Israel

Após a confirmação de que Israel e Hamas aceitaram a primeira fase do acordo sobre a guerra na Faixa de Gaza, a expectativa é que os militares israelenses recuem no território palestino.

De acordo com uma cópia do documento aprovado pelo governo de Israel, as forças militares recuarão até a “linha amarela” dentro de 24 horas após sua ratificação, como mostrado no mapa abaixo:


Mapa mostra até onde militares de Israel devem recuar na Faixa de Gaza com primeira fase de acordo
Mapa mostra até onde militares de Israel devem recuar na Faixa de Gaza com primeira fase de acordo • Arte/CNN Brasil

Uma autoridade israelense pontuou à CNN que os militares vão se retirar “da Cidade de Gaza e do Corredor de Netzarim, embora ainda permaneçam em 53% da Faixa [de Gaza]”.

Antes do início de cessar-fogo, Gaza registrou novos ataques de Israel, que deixaram mortos, segundo um diretor de hospital.

EUA devem enviar tropas para supervisionar acordo

Os Estados Unidos enviarão 200 soldados para monitorar a implementação do acordo, segundo fontes.

Os militares se juntarão a soldados do Egito, Catar, Turquia e Emirados Árabes Unidos, mas não devem entrar na Faixa de Gaza.

Uma fonte afirmou que os militares estarão sob supervisão do comandante do Comando Central dos EUA, Almirante Brad Cooper, a primeira autoridade revelada.

“Seu papel será supervisionar, observar e garantir que não haja violações ou incursões. Todos estão preocupados com o outro lado”, explicou.

Trump diz que reféns podem ser libertados na próxima semana

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta que os reféns do Hamas serão libertados na segunda (13) ou terça-feira (14). 

Ele destacou ainda que pretende viajar para o Oriente Médio para celebrar o acordo para fim do conflito.

“Acho que será uma paz duradoura, espero que seja uma paz eterna. Paz no Oriente Médio”, disse ele no início de uma reunião de gabinete na Casa Branca.

María Corina chega à Noruega e faz 1ª aparição pública em meses

A ganhadora do Prêmio Nobel da Paz e líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, apareceu na varanda do Grand Hotel de Oslo...

Líder do PT diz que irá ao STF contra decisão da Câmara que salvou Zambelli

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), afirmou na madrugada desta quinta-feira (11) que entrará com um mandado de segurança no STF...

Com vitória na semi, Corinthians encerra tabu de 11 anos contra o Cruzeiro

O Corinthians encerrou um tabu de pouco mais de 11 anos contra o Cruzeiro, nesta quarta-feira (10), em Belo Horizonte. Com a vitória por...