Ícone do site O SERINGAL

Governo do Acre articula vaga em Manaus e garante tratamento a bebê de Pauini/AM

Natural de Pauini/AM, a recém-nascida Isadora Moura de Avelino, de apenas seis meses, será transferida do Hospital da Criança, em Rio Branco, para uma unidade especializada em Manaus nesta sexta-feira, 31. A transferência deve ocorrer já  nas primeiras horas do dia com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Bebê segue sendo monitorada de perto pela equipe médica na Unidade Semi-intensiva do Hospital da Criança. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

Isadora foi diagnosticada com uma cardiopatia congênita grave, conhecida como transposição das grandes artérias, um problema de formação do coração que faz com que o sangue não circule corretamente entre o corpo e os pulmões. Diante do quadro, os médicos indicaram a necessidade de uma cirurgia corretiva em caráter de urgência, que só pode ser realizada em um centro especializado de cirurgia cardíaca infantil de alta complexidade.

Isadora é a única filha do casal Raimunda Nonata Avelino e Isaías Sobrinho. Foto; Arquivo da famíla

O pai, Isaías Sobrinho, falou sobre a expectativa para a continuidade do tratamento. “Tô com o coração mais aliviado, porque eu queria que fosse assim mesmo, o mais rápido possível, porque a vida da minha filha é mais importante. A minha expectativa é de dar tudo certo, porque é a única filha que nós temos e, se Deus quiser, vai dar tudo certo no tratamento dela e que nós vamos voltar pra casa com ela bem e curada”, afirmou o pai.

A bebê segue sendo monitorada de perto pela equipe médica na Unidade Semi-intensiva do Hospital da Criança e, graças à articulação do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), uma vaga já foi reservada na capital manauara.

O transporte será feito com toda a segurança possível em uma UTI aérea, com acompanhamento médico e de enfermagem durante todo o transporte.

Sair da versão mobile