Há inovação na ampliação de imposto sobre a Netflix, diz advogada

A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de ampliar a base de cálculo do Cide-Tecnologia (Contribuição de Intervenção e Domínio Econômico) representa uma mudança significativa no cenário tributário brasileiro, especialmente para empresas como a Netflix.

Segundo a advogada tributarista Lina Santin, durante participação no WW, a medida flexibiliza a necessidade de relação direta entre o contribuinte e a destinação dos recursos arrecadados. A alteração gera preocupação entre especialistas devido ao seu potencial impacto no sistema tributário nacional.

A principal questão é que a Cide pode se transformar em um instrumento puramente arrecadatório, permitindo a cobrança de qualquer pessoa sem necessidade de vínculo com o benefício gerado pela contribuição.

 

Impacto específico no setor de streaming

No caso específico da Netflix, a questão envolve direitos autorais, que possuem tratamento tributário e civil distinto de royalties e propriedade industrial na legislação brasileira.

“Quando a gente olha para o caso específico da Netflix, a gente tá falando aqui de direitos autorais. Direitos autorais na legislação brasileiranão é a mesma coisa que royalty, não é o mesmo que propriedade industrial. Você tem um tratamento tributário e cível totalmente diferente na legislação”, afirma Santin.

Esta distinção torna a decisão do STF ainda mais impactante, pois representa uma inovação significativa na interpretação da lei.

“[…] tem uma inovação muito grande nessa decisão do STF, tanto da base de cálculo da base de cálculo do CID, como da própria aplicação futura. A gente abre o leque para possíveis novos CIDs”, completou a advogada.

A mudança também representa uma ruptura com decisões anteriores do CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), responsável por julgar questões tributárias federais.

Devido a essa alteração jurisprudencial, especialistas defendem que deveria haver uma modulação dos efeitos da decisão, para que seja aplicada apenas após a publicação do acórdão, e não retroativamente desde 2001, quando a lei entrou em vigor.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Ex-dirigente do Barcelona afirma que Neymar seria sucessor de Messi

Vice-presidente do Barcelona entre 2015 a 2019, Jordi Mestre afirmou que Neymar seria o sucessor claro de Lionel Messi dentro do Barcelona. Ele lamentou...

Zagueiro do Racing tem lesão após cotovelada em jogo contra Flamengo

A noite dessa quarta-feira (22/10) não foi das mais felizes para o zagueiro Santiago Sosa, do Racing. Além de ver a sua equipe sair...

Novato supera recorde de LeBron James em primeiro jogo pela NBA

VJ Edgecombe estreiou na NBA de maneira impressionante, ao superar marcas de uma das maiores lendas da liga. O ala dos Philadelphia 76ers marcou...