O braço militar do grupo radical islâmico Hamas, as Brigadas Al-Qassam, divulgou os nomes dos 20 reféns vivos que devem ser libertados ao longo da madrugada desta segunda-feira (13), pelo horário de Brasília.
A lista coincide com os nomes de reféns vivos apresentados por Israel, que devem ser libertados na primeira fase do acordo de cessar-fogo para pôr fim ao conflito no território palestino da Faixa de Gaza.
Veja os nomes:
- Bar Abraham Kupershtein
- Evyatar David
- Yosef-Chaim Ohana
- Segev Kalfon
- Avinatan Or
- Elkana Bohbot
- Maxim Herkin
- Nimrod Cohen
- Matan Angrest
- Matan Zangauke
- Eitan Horn
- Eitan Abraham Mor
- Gali Berman
- Ziv Berman
- Omri Miran
- Alon Ohel
- Guy Gilboa-Dalal
- Rom Braslavski
- Ariel Cunio
- David Cunio
No momento, comboios do CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) estão se posicionando para recolher os reféns em Gaza.
Já em Israel, cerca de 2 mil prisioneiros palestinos envolvidos no acordo embarcam em ônibus.
No momento, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, principal fiador do acordo entre Israel e Hamas, está se dirigindo ao território israelense, onde se encontra com o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, e discursa no parlamento. É esperado que ele se reúna com familiares de reféns.
De Israel, Trump seguirá para o Egito, onde se reunirá com mais de 20 líderes globais, como Emmanuel Macron (França) e Keir Starmer (Reino Unido), para discutir sobre o futuro da Faixa de Gaza após os dois anos de conflito.
* Com informações da CNN e da Reuters