Hamas está fragilizado, diz especialista sobre cessar-fogo em Gaza

O governo de Israel aprovou na quinta-feira (9) a resolução de cessar-fogo para a Faixa de Gaza, que inclui a libertação de todos os reféns mantidos pelo Hamas, incluindo o retorno dos corpos daqueles que morreram. Em entrevista à CNN, o pesquisador de Harvard e professor de Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense (UFF), Vitelio Brustolin, analisou que o Hamas encontra-se em uma posição de significativa fragilidade militar, sem capacidade de revidar os ataques das forças israelenses.

A declaração do chefe do Hamas exilado da Faixa de Gaza, Khalil al-Hayya, sobre o fim da guerra com Israel e início de um cessar-fogo permanente, ocorre, na visão do professor, em um momento de clara desvantagem militar do grupo.

Cenário político e territorial

“Apesar da derrota militar, o Hamas conseguiu avanços políticos significativos, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento do Estado da Palestina“, destaca o professor. Atualmente, mais de 80% dos países membros da ONU, incluindo aliados históricos de Israel como França e Reino Unido, reconhecem a Palestina como Estado.

Contudo, o especialista ressalta que o reconhecimento isolado não é suficiente para gerar efeitos práticos. “A questão territorial permanece como um desafio central, especialmente na Cisjordânia, onde vivem três milhões de palestinos e 700 mil colonos israelenses, situação que dificulta a viabilização de um Estado palestino”, relembra Vitelio.

A saída unilateral das forças israelenses da Faixa de Gaza em 2005 é apontada como um fator que possibilitou o desenvolvimento militar do Hamas e sua preparação para os ataques de 7 de outubro de 2023. Esta decisão é hoje considerada um arrependimento por lideranças israelenses.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Monaco demite treinador após sequência ruim na temporada

O AS Monaco anunciou, nesta sexta-feira (10), a saída do técnico Adi Hütter após mais de dois anos no comando do clube da Ligue...

Virginia? Vini Jr. revela para quem dedicou gol pela Seleção

Autor de um dos gols da Seleção Brasileira na goleada sobre a Coreia do Sul, por 5 a 0, nesta sexta-feira (10), Vini Jr....

Silveira: Brasil começa em 6 meses obras para receber data center do TikTok

As obras para receber um data center da plataforma de rede social TikTok começam em seis meses no Ceará, em projeto que deve atrair...