O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), lidera os cenários para disputar uma cadeira no Senado Federal pelo Pará nas eleições de 2026, de acordo com um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta sexta-feira (31).
Em um primeiro cenário, o governador soma 49,3% das intenções de votos, seguido do deputado federal Éder Mauro, com 32,5%, e do atual ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), com 20,7%.
Na sequência, o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) aparece com 19,6% dos votos, o ex-senador Paulo Rocha (PT-PA) tem 15,6%. O ex-governador do Pará Simão Jatene (sem partido) contabiliza 15,1% e o deputado estadual Chicão (MDB-PA), 9,3%.
Outros 7,2% votariam branco, nulo ou não votariam em nenhum dos eventuais candidatos. São 3,9% os que não souberam ou não opinaram.
Em um segundo quadro, Barbalho mantém a liderança para o Senado com 54,2% das intenções de voto. Em seguida, 28,2% dos eleitores votariam em Sabino e 27,1% votariam em Marinho.
O ex-senador Mário Couto (PL) aparece com 22,7% dos votos e a vereadora Marinor Brito (PSOL-PA) com 9%.
São 12,4% os que votariam branco, nulo ou não votariam em nenhum dos eventuais candidatos. Outros 4,8% não responderam ou não opinaram.
Nas eleições gerais de 2026 serão renovados dois terços da Casa, o que significa que cada estado e o Distrito Federal elegerão dois senadores cada. Entre os possíveis candidatos, cada entrevistado pôde escolher até duas opções.
Foram entrevistados 1.505 eleitores do Pará entre os dias 25 e 29 de outubro. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos, com grau de confiança é de 95%.

