“Índice de angústia” da economia é o mais baixo desde 2002, diz BC

O diretor de política monetária do Banco Central (BC), Nilton David, afirmou nesta quinta-feira (9/10) que o Índice de Angústia, relação entre desemprego e inflação, é o menor desde 2002, motivado pelo aquecimento do mercado de trabalho e da queda da desocupação. Ele participou de um evento promovido pela Câmara Espanhola, em São Paulo.

David explicou que a atividade econômica brasileira cresceu mais do que o esperado nos últimos anos, surpreendendo os economistas e o mercado. Apesar disso, segundo ele, a partir de agora, o crescimento deve ser mais moderado.

Para o diretor do BC, caso a atividade econômica continue a crescer acima do seu potencial, não existe possibilidade de levar a inflação para a meta, uma vez que existirá pressão nos preços.

Inflação na meta e taxa Selic

Ele disse, ainda, que o Banco Central tem certo incômodo com as expectativas de inflação fora da meta, e que o Comitê de Política Monetária (Copom) entende que a taxa de juros atual, de 15% ao ano, é suficiente para trazer a inflação para a meta, que é de 3%, com margem de tolerância de 1,5% para cima ou para baixo.

Leia também

David explicou, também, que o cumprimento da meta de inflação não é uma escolha, mas uma lei, assim como o zelo pela política monetária e pela manutenção do emprego.

O diretor afirmou que o colegiado não tem “nenhum prazer” em manter a taxa Selic em níveis elevados e que o banco entende que os juros no Brasil estão altos.

“O passar do tempo, com os juros percebidos como apertados por todos, inclusive pelo Banco Central, também é um incômodo. O Banco Central não tem nenhum prazer em manter juros apertados”, expôs David.

Nível de incerteza

Questionado sobre os comunicados e atas do comitê que sempre relatam um “nível de incerteza”, David respondeu que a única certeza que o colegiado pode ter é a incerteza que tem atingido o mundo inteiro.

Para exemplificar, ele citou as tarifas impostas ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o encontro esperado entre o líder norte-americano e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

David avalia que existe certa humildade em perceber que não é possível prever os próximos passos, e é preciso ter responsabilidade para estar atento aos movimentos, e olhar com “lupa” para os dados já apresentados.



Fonte: Metrópoles

Como ano eleitoral impacta cenário econômico de 2026? Especialista explica

A economista-chefe da B.Side Investimentos, Helena Veronese, em entrevista ao CNN Novo Dia, alerta para os possíveis impactos do ano eleitoral de 2026 no...

Enem facilita ingresso em universidades de países como Portugal e EUA

Universidades dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Portugal e outros países aceitam a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como critério...

Beijo lésbico de Juquinha e Lorena em “Três Graças” leva web ao delírio

Em “Três Graças”, Lorena (Alanis Guilen) e Juquinha (Gabriela Medvedovsky) finalmente deram o primeiro beijo no capítulo exibido na noite de quarta-feira (10). O momento...