Na última sexta-feira, 24 de outubro de 2025, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Acre (IPHAN/AC) participou de uma reunião com representantes do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) para tratar da celebração de um Termo de Cooperação Técnica voltado à proteção e salvaguarda do patrimônio cultural no estado.
A iniciativa representa um importante passo na consolidação de uma atuação conjunta entre as três instituições, que tem como propósito fortalecer as ações de preservação, fiscalização e promoção do patrimônio cultural acreano.
Segundo o procurador do MPF, Dr. Luidgi Merlo, a parceria demonstra o compromisso das instituições em unir esforços para garantir a efetividade das políticas de proteção ao patrimônio cultural. Já o promotor do MPAC, Dr. Luis Rolim, destacou que esta é uma iniciativa exemplar, que deve servir de referência para outros estados, pela forma colaborativa de atuação.
Para a superintendente do IPHAN no Acre, Antonia Barbosa, a ação conjunta reforça o compromisso coletivo em assegurar que os bens culturais materiais e imateriais do Acre sejam preservados para as presentes e futuras gerações, reafirmando o valor da cooperação interinstitucional na defesa da memória e da identidade acreana.
