As atletas da equipe Avaí/Kindermann, de futebol feminino, denunciaram a falta de pagamento nesta terça-feira (21/10). A cobrança foi feita pelas próprias jogadoras em uma publicação compartilhada nas redes sociais, na qual relatam atrasos salariais e condições de trabalho precárias, incluindo falta de cirurgias nas atletas lesionadas.
O apelo direto da equipe foi: “Paguem nosso salário”.
O Campeonato Catarinense de Futebol Feminino desta temporada está em andamento, e a final entre Criciúma e Avaí/Kindermann deve ser realizada nos próximos dias. Segundo as jogadoras, caso os problemas financeiros persistam, elas não entrarão em campo.
De acordo com a jogadora Bárbara Timbó, o grupo foi contratado em fevereiro deste ano, mas não recebeu os salários de maneira regular.
“O salário de abril foi pago em três vezes, a última parte em junho. O salário de maio foi pago em duas vezes, a última em 31 de julho. Desde julho não há pagamento de salário, ou seja, quatro meses de trabalho sem remuneração”, relatou a atleta.
Veja a publicação.
Elas também relatam outro problemas. Duas atletas do time sofreram lesões graves no ligamento cruzado anterior (LCA) em abril e agosto. Até o momento, ambas ainda não foram submetidas à cirurgia, o que compromete a recuperação e a possibilidade de retorno aos gramados.
Além disso, as jogadoras ainda destacaram a dificuldade em manter uma alimentação adequada para atletas de alto rendimento. Elas apontam que a questão vem se arrastando por toda a temporada.
O Campeonato Catarinense 2025 começou em 15 de julho, e o Avaí/Kindermann participou de nove jogos, chegando à final mesmo sob esse contexto. A equipe obteve 8 vitórias e 1 empate, destacando-se como a melhor defesa da competição, com 0 gols sofridos na fase inicial, e o melhor ataque, com 51 gols marcados. A goleada mais expressiva foi contra o Guarani, com um placar de 11 x 0.
Questionado sobre, o Avaí/Kindermann, tradicional clube catarinense, ainda não se pronunciou sobre o caso.
Fonte: Metrópoles