Julgamento do núcleo 4: entenda rito, cronograma e possibilidade de vista

O julgamento do núcleo 4, composto por sete réus, começa nesta terça-feira (14) na Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal). Segundo a PGR (Procuradoria-Geral da República), o grupo era responsável por disseminar informações falsas com o objetivo de desacreditar o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas.

Quem são os réus do núcleo 4

  • Ailton Gonçalves Moraes Barros, major da reserva;
  • Ângelo Martins Denicoli, major da reserva;
  • Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, presidente do IVL (Instituto Voto Legal);
  • Giancarlo Gomes Rodrigues, subtenente;
  • Guilherme Marques de Almeida, tenente-coronel;
  • Marcelo Araújo Bormevet, policial federal; e
  • Reginaldo Vieira de Abreu, coronel.

Crimes acusados

Em alegações finais, a PGR pediu a condenação de todos os réus. Na mesma modalidade de manifestação, todos os réus negaram as acusações e pediram absolvição.

Os sete réus respondem por cinco crimes: organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Como será o julgamento

A sessão de julgamento será aberta pelo presidente da Primeira Turma, Flávio Dino, e logo em seguida passará a palavra para o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, ler o relatório com detalhes processuais. Não há limite de tempo para a leitura.

Na sequência, Dino concederá a permissão de fala para o representante da PGR (Procuradoria-Geral da República), que fará a acusação contra os réus, no tempo previsto de uma hora.

Após isso, as defesas de todos os réus farão sustentação oral aos ministros, no mesmo tempo de uma hora. A ordem adotada deve ser a alfabética dos réus.

Com a finalização de todas as sustentações, o relator vai fazer a leitura de seu voto, finalizando com o entendimento de condenação ou absolvição dos réus. Depois, os demais ministros também vão proferir seus votos, por ordem do mais novo no Tribunal para o mais velho, e finalizando com o presidente da Turma. Não há limite de tempo para o voto de cada ministro.

Integrantes da Primeira Turma

A Primeira Turma do STF é composta por cinco ministros: Flávio Dino (presidente), Alexandre de Moraes (relator), Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Luiz Fux.

Pedido de vista

Durante o voto, qualquer um dos ministros pode fazer o pedido de vista do processo – situação em que o julgamento fica suspenso por até 90 dias.

Caso isso ocorra, o julgamento precisaria ser remarcado quando o ministro que pedir vista entregar de volta o processo. No entanto, são baixas as possibilidades de pedido de vista, dado que o julgamento mais polêmico, envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não foi feita nenhuma vista.

Dias e horários das sessões

  • 14 de outubro (terça) — das 9h às 12h
  • 14 de outubro (terça) — das 14h às 19h
  • 15 de outubro (quarta) — das 9h às 12h
  • 21 de outubro (terça) — das 9h às 12h
  • 21 de outubro (terça) — das 14h às 19h
  • 22 de outubro (quarta) — das 9h às 12h

Próximos julgamentos marcados

Além do núcleo 4, os demais núcleos (2 e 3) também já tem datas programadas para julgamento.

  • Núcleo 3: 11, 12, 18 e 19 de novembro.
  • Núcleo 2: 9, 10, 16 e 17 de dezembro.

Bolsonaro deve passar por cirurgia de hérnia inguinal nesta quinta

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve passar por uma cirurgia de hérnia inguinal a partir das 9h da manhã desta quinta-feira (25), dia de...

Coreia do Norte revela novas imagens de seu primeiro submarino nuclear

A Coreia do Norte divulgou novas imagens do que afirma ser seu primeiro submarino de propulsão nuclear, uma embarcação gigantesca, de tamanho comparável a...

Em fala no Natal, Michelle pede perseverança “apesar das traições”

Em mensagem de Natal divulgada nesta quarta-feira (24), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) pediu que seus seguidores “não se deixem abater pelas maldades, perseverem...