O Flamengo garantiu, na última quarta-feira (29/10), a vaga na final da Libertadores e enfrentará o Palmeiras no dia 29 de novembro, em Lima. Com isso, o Rio de Janeiro se isola como a cidade brasileira com mais finalistas consecutivos na competição continental, com cinco seguidas.
Desde 2021, sempre houve um representante carioca na decisão. O Flamengo foi finalista em 2021 e 2022, conquistando o título em 2022. Em 2023, o Fluminense superou o Boca Juniors na final, e em 2024 o Botafogo enfrentou o Atlético-MG na decisão. Agora, o Flamengo retorna à final em 2025.
Leia também
- 
Saiba quanto o Flamengo faturou com ida à final da Libertadores
 
- 
Flamengo na final da Libertadores: confira data e local da decisão
 
- 
Flamengo é o time com mais finais de Libertadores na década; confira
 
- 
Flamengo empata com Racing e vai à final da Libertadores 2025
 
Jogadores do Flamengo comemorando classificação à final da Libertadores
Marcos Brindicci/Getty Images)
Flamengo eliminou o Racing na semifinal da Libertadores
Marcos Brindicci/Getty Images
Para chegar à decisão, o Flamengo eliminou o Racing. No jogo de volta, o time carioca empatou, mas avançou aproveitando a vantagem construída no primeiro confronto, no Maracanã.
Historicamente, outras cidades brasileiras, como São Paulo, Santos e Porto Alegre também tiveram representantes em finais da Libertadores, mas sem sequência tão longa.
Com cinco finais consecutivas, o Rio de Janeiro lidera o ranking brasileiro na sequência de finalistas da Libertadores, consolidando o protagonismo do futebol carioca no cenário continental.
Fonte: Metrópoles 

