Lula defende multilateralismo antes de encontro com Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender o multilateralismo antes do encontro com o líder dos EUA, Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia.

No discurso, Lula criticou o protecionismo dos países ricos e elogiou as parcerias promovidas pela Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático).

“Não podemos aceitar o fim do multilateralismo. Nós não podemos aceitar a ideia do protecionismo. Quanto mais liberdade para fazer negócio e quanto mais multilateralismo, mais teremos chances de crescer”, disse o chefe de Estado.

Lula enfatizou a realização da COP30, que acontecerá em Belém, em novembro deste ano, e cobrou ações práticas para ampliar o financiamento de ações climáticas.

Na Malásia, além da possibilidade de reunião com Donald Trump, Lula também terá uma série de encontros com autoridades e empresários.

O encontro vem sendo articulado há semanas por integrantes dos governos do Brasil e dos EUA, desde que os dois chefes de Estado se encontraram brevemente durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

 

 

 

Veja 5 dicas para abrir o próprio negócio após os 50 anos

A população com 50 anos ou mais é crescente no mundo, e já representa uma parcela significativa da força de trabalho global. No Brasil isso...

Grêmio x Juventude: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão

Grêmio e Juventude se enfrentam neste domingo (26), às 16h (de Brasília), em jogo válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será na...

Argentinos vão às urnas neste domingo (26) em eleição crítica para Milei

Os argentinos votam neste domingo (26) em eleições legislativas cruciais para o presidente Javier Milei. Metade da Câmara dos Deputados da Argentina, ou 127 cadeiras,...