Lula defende multilateralismo antes de encontro com Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender o multilateralismo antes do encontro com o líder dos EUA, Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia.

No discurso, Lula criticou o protecionismo dos países ricos e elogiou as parcerias promovidas pela Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático).

“Não podemos aceitar o fim do multilateralismo. Nós não podemos aceitar a ideia do protecionismo. Quanto mais liberdade para fazer negócio e quanto mais multilateralismo, mais teremos chances de crescer”, disse o chefe de Estado.

Lula enfatizou a realização da COP30, que acontecerá em Belém, em novembro deste ano, e cobrou ações práticas para ampliar o financiamento de ações climáticas.

Na Malásia, além da possibilidade de reunião com Donald Trump, Lula também terá uma série de encontros com autoridades e empresários.

O encontro vem sendo articulado há semanas por integrantes dos governos do Brasil e dos EUA, desde que os dois chefes de Estado se encontraram brevemente durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

 

 

 

Hacker Delgatti retorna a Tremembé para cumprir pena em regime semiaberto

O hacker Walter Delgatti Neto foi transferido de volta nessa quarta-feira (14) ao complexo prisional de Tremembé, conhecido como “presídio dos famosos”, para cumprir...

Jefte Betancor, ex-eletricista elimina o Real Madrid da Copa do Rei

O atacante itinerante do Albacete, Jefte Betancor, que marcou dois gols impressionantes na quarta-feira para ajudar seu time da segunda divisão a eliminar o...

Motorista de app é detido após acusação de extorsão contra delegada da PF

Um motorista de aplicativo foi detido por investigadores da PF (Polícia Federal) no aeroporto de Brasília, após ser acusado por uma delegada de tentar...