Megaoperação: quem são os criminosos mais procurados do Comando Vermelho

A Megaoperação tinha como objetivo principal combater a expansão territorial do Comando Vermelho (CV) e cumprir mandados de prisão contra integrantes e lideranças criminosas, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SESP) e o Governo do Estado. A ação ocorreu na última terça-feira (28), no Complexo do Alemão e na Penha. Entre os mais procurados estavam “Doca” e outros líderes que escaparam.

A operação, considerada a mais letal da história do Brasil, prendeu 113 suspeitos, apreendeu 118 armas e deixou 121 mortos – 117 civis e 4 policiais.

 

Na lista de mandados de prisão que o GAECO/RJ (Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado) tinha para a operação de terça (28), constava grandes nomes do CV.

Entre os suspeitos que escaparam estão “Doca da Penha”, “Pezão do Alemão”, “Abelha”, “Pedro Bala”, “Gardenal” e “BMW”. A informação foi confirmada por documentos do MPRJ (Ministério Público de Rio de Janeiro) que a CNN Brasil teve acesso.

“Doca da Penha ou Urso”


Disque Denúncia “Doca” • Disque Denúncia

Edgar Alves de Andrade, vulgo “Doca” ou “Urso” é da facção do Comando Vermelho. Atualmente seria o chefe do tráfico de drogas no Morro do São Simão, em Queimados, e um dos líderes do CV. O suspeito é original de Caiçara, Paraíba.

Após sua fuga na Megaoperação, o Disque Denúncia anunciou uma recompensa de 100 mil reais para quem o localiza-se.

“Pezão do Alemão”


Disque Denúncia “Pezão do Alemão” • Disque Denúncia

Luciano Martiniano da Silva, vulgo “Pezão” ou “Pé” ou “Amendoim”, é da facção do Comando Vermelho. Atualmente seria o o chefe do tráfico de drogas do Complexo do Alemão e um dos líderes do CV. O suspeito é original do Rio de Janeiro,  RJ.

Ele teria assumido o controle da comunidade após receber ordens diretas de Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP e Fernandinho Beira-Mar para matar o antigo chefe, o traficante Antônio de Souza Ferreira o (Tota) em 2008.

“Abelha”


Disque Denúncia “Abelha” • Disque Denúncia

Wilton Carlos Rabelho Quintanilha, vulgo “Abelha”, é da facção do Comando Vermelho. Atualmente seria ele uma das lideranças do CV, e estaria trabalhando em parceria direta com “Doca” no tráfico – o plano seria tomar controle da Rocinha e outras comunidades do Rio de Janeiro.

Além dos mandados de prisão por tráfico, “Abelha”, tem mandados por homicídio. O suspeito é original do estado do Rio de Janeiro.

“Pedro Bala”


Disque Denúncia “Pedro Bala” • Disque Denúncia

Pedro Paulo Guedes, vulgo “Pedro Bala” é da facção do Comando Vermelho. Atualmente seria um dos chefes do tráfico de drogas do CV e líder das “Tropa do Urso”.

Além dos mandados de prisão por tráfico, “Pedro Bala”, tem dois mandados por homicídio. O suspeito é original do Rio de Janeiro,  RJ.

“Gardenal”


Disque Denúncia “Gardenal” • Disque Denúncia

Carlos Da Costa Neves, vulgo “Gardenal”, é da facção do Comando Vermelho. Atualmente seria uma das pessoas de liderança do CV.

O suspeito é original do Rio de Janeiro,  RJ.

“BMW”


Disque Denúncia “BMW” • Disque Denúncia

Juan Breno Malta Ramos Rodrigues, vulgo “BW” ou “BMW” é da facção do Comando Vermelho. Atualmente seria seria uma das pessoas de liderança do CV.

O suspeito é original de Belo Horizonte, Minas Gerais.

*Sob supervisão de Thiago Félix 

Queijo: nutri explica benefícios e se alimento está liberado na dieta

O brasileiro consome, em média, 2,2 quilos de queijo por ano, segundo o IBGE. Isso por si só já mostra que o alimento é...

Martina fala pela primeira vez sobre expulsão de “A Fazenda”

Martina Sanzi, 32, falou pela primeira vez sobre sua expulsão de “A Fazenda 17“, que aconteceu na manhã de sábado (1), após a confusão...

Polícia do Reino Unido descarta terrorismo em ataque com faca em trem

A polícia britânica descartou terrorismo em relação ao ataque com faca em massa ocorrido no sábado (1º) em um trem no centro da Inglaterra,...