Metanol: fábrica fechada em SP usava etanol de posto para adulterar bebidas

A fábrica fechada nesta sexta-feira (10), por distribuir bebidas adulteradas a outros estabelecimentos comerciais, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, usava etanol de posto de combustíveis na produção irregular das bebidas. Segundo a polícia, o local estaria ligado à morte da primeira vítima por intoxicação com metanol.

Segundo a SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo), a empresa usava o etanol adulterado com o metanol para aumentar o volume das bebidas originais e, com isso, torná-las mais lucrativas.

A pasta afirmou que, ao todo, oito suspeitos foram levados para a delegacia para prestar esclarecimentos.

Em depoimento à polícia, o dono do bar confessou que havia comprado as garrafas de uma distribuidora não autorizada. As investigações apontam que essa empresa usava etanol de posto de combustíveis na fabricação irregular das bebidas — substância que, por sua vez, estaria misturada com o metanol.

Leia também: Metanol abandonado após ação policial pode ter sido utilizado em bebidas

Segundo a pasta, o homem passou mal em 12 de setembro e morreu quatro dias depois. Durante as investigações, o bar onde a vítima consumiu a bebida foi vistoriado e as equipes apreenderam nove garrafas. Desse total, os peritos detectaram a presença de metanol em oito dos produtos, com percentuais que variavam de 14,6% a 45,1%.

Segundo a SES-SP (Secretaria de Estado da Saúde), o total de casos confirmados de intoxicação por metanol em São Paulo chegou a 23. O número representa três confirmações a mais em relação aos dados do Ministério da Saúde divulgados na quarta-feira (8), que registravam 20 casos no estado.

Além de São Bernardo do Campo, endereços em São Caetano do Sul e na capital paulista também foram vistoriados. Na ação, garrafas, bebidas, aparelhos celulares e outros objetos foram apreendidos e encaminhados à perícia.

O caso segue sendo investigado para apurar o envolvimento dos suspeitos e a origem dos produtos apreendidos.

Bebidas batizadas com metanol: o que se sabe sobre os casos de intoxicação

Monaco demite treinador após sequência ruim na temporada

O AS Monaco anunciou, nesta sexta-feira (10), a saída do técnico Adi Hütter após mais de dois anos no comando do clube da Ligue...

Virginia? Vini Jr. revela para quem dedicou gol pela Seleção

Autor de um dos gols da Seleção Brasileira na goleada sobre a Coreia do Sul, por 5 a 0, nesta sexta-feira (10), Vini Jr....

Silveira: Brasil começa em 6 meses obras para receber data center do TikTok

As obras para receber um data center da plataforma de rede social TikTok começam em seis meses no Ceará, em projeto que deve atrair...