Metanol: Lewandowski anuncia criação de comitê para conter crise de casos

Mais de 210 casos de intoxicação por metanol já foram notificados no Brasil. Diante do cenário, ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou que um comitê foi criado para conter a crise. A informação foi confirmada nesta terça-feira (7), após uma reunião do Ministério da Justiça e representantes da indústria de bebidas alcoólicas.

Segundo Lewandowski, o aumento de casos de intoxicação é considerado uma crise de sáude pública “inusitada” e impacta um setor importante para a economia brasileira.

“Chegamos a conclusão que seria importante montar um comitê de enfrentamento da crise do metanol. Um comitê informal, onde possa haver uma troca de informações, boas práticas, anúncios das providências tomadas, tanto do setor público, quanto do setor privado, para avançarmos mais rapidamente na solução deste problema”, disse o ministro.

 

Lewandowski apontou que, durante as investigações dos casos, nenhuma hipótese foi descartada. “Se o metanol tiver origem em produtos fósseis e tiver relação com a megaoperação envolvendo combustíveis do crime organizado, obviamente é possível que haja conexão da adulteração por metanol com o crime. Não descartamos [a hipótese], e por isso, a Polícia Federal ingressou no caso.

PF vai identificar “DNA do metanol” após casos de intoxicações

De acordo com o presidente da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), Paulo Pereira, até o momento cerca de 30 estabelecimentos e 25 distribuidoras foram identificadas e notificadas a prestar informações. “Vários desses [estabelecimentos] foram fechados por fiscalização local que tem identificado locais clandestinos. Mas ainda não há clareza se esses espaços foram os responsáveis pela contaminação”, concluiu Paulo.

Números gerais

O Brasil tem 217 casos notificados de intoxicação por metanol, de acordo com informações do Ministério da Saúde. Até o momento, 17 foram confirmados.

Metanol: veja quais são os estabelecimentos fechados em SP

No total, 164 casos foram registrados em São Paulo — sendo 15 confirmados e 149 em investigação. Em relação às notificações de mortes, o país contabiliza 12 casos, com três óbitos confirmados no estado de São Paulo e 10 ainda em investigação.

Bruna Araújo de Souza, de 30 anos, que estava internada após ingerir um combo de bebida alcoólica com metanol, morreu nessa segunda-feira (6).

Bebidas batizadas com metanol: o que se sabe sobre os casos de intoxicação

São Paulo x Palmeiras: CBF busca Fifa para liberar áudios do VAR; entenda

O São Paulo solicitou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a liberação dos áudios do VAR para cinco lances polêmicos que o clube identificou...

Estudo sugere que naufrágio do Endurance não foi como historiadores pensam

Quando o explorador polar Ernest Shackleton escreveu essa entrada em seu diário em 27 de outubro de 1915, seus sonhos de chegar à Antártica...

Preparador de goleiros do Corinthians é denunciado no STJD; entenda o caso

Marcelo Carpes, chefe da preparação de goleiros do Corinthians, foi denunciado no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por “desrespeitar os membros da equipe de...