Multicampeão no UFC, José Aldo anuncia aposentadoria; relembre a trajetória

Jose Aldo anunciou oficialmente que não vai mais lutar. Na noite deste sábado (11), no UFC Fight Night, no Rio de Janeiro, um dos maiores campeões da história da franquia, confirmou que vai encerrar o seu ciclo.

Aldo entrou em cena logo após a primeira luta do card principal. O ex-campeão do Ultimate atravessou o público em direção ao octógono e, ao subir no cage, encostou-se na grade — como costumava fazer antes de suas lutas. Em seguida, pegou um par de luvas e as colocou no centro do cage, em um gesto simbólico de despedida.

O manauara teve seu nome entoado pelo público do UFC Rio, que o aplaudiu de pé. Visivelmente emocionado, Aldo chamou a esposa e a filha para o octógono, agradeceu o carinho dos fãs e se despediu da torcida.

Sua última luta foi contra Aiemann Zahabi no UFC 315, realizado em maio de 2025, em Montreal, no Canadá. O brasileiro foi superado por decisão unânime, com todos os juízes marcando 29–28 a favor de Zahabi.

A primeira vez que ganhou o cinturão foi em 2009 ao vencer o norte-americano Mike Brown. Depois disso, foram nove defesas de título com vitórias, até o revés para Connor McGregor em 2015. Ele chegou a recuperar o título no ano seguinte contra Frankie Edgar, após o irlandês subir de categoria e deixar o cinturão vago.

Depois perdeu duas vezes para Max Holloway e nunca mais conquistou o cinturão da categoria. Ele ostentou uma invencibilidade no MMA de oito anos, sendo sete lutas na franquia. Aldo chegou ao UFC como campeão do extinto World Extreme Cagefighting (WEC).

Ao longo de mais de duas décadas de carreira no MMA, Aldo somou 32 vitórias, 10 derrotas e conquistou o cinturão da divisão peso-pena do UFC, tornando-se um dos maiores nomes da história do esporte.

Gladson emite pesar pela morte de Nilson Areal: “nos ajudou. Era alegre e tinha amor ao próximo”

Foi com profunda tristeza que recebi a notícia da morte do amigo Nilson Areal, na tarde deste domingo,14, aos 63 anos, após sofrer uma...

Câncer mata o ex-prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal

Um câncer no intestino matou o ex-prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal. O Óbito foi confirmado por volta de 17:30h deste domingo. Ele estava...

Em jogo com expulsão, Juventus bate o Bologna e ganha posição na Série A

A Juventus conquistou uma importante vitória fora de casa ao derrotar o Bologna por 1 a 0 no Estádio Renato Dall’Ara, em partida válida...