Na China, Djokovic é derrotado por Vacherot e elogia rival: “Você merece”

O número 204 do mundo, o monegasco Valentin Vacherot, derrotou Novak Djokovic por 6-3 e 6-4 para chegar à final do Masters de Xangai neste sábado (11), tornando-se o jogador com a classificação mais baixa a chegar à final do ATP Masters 1000 desde que a série foi criada em 1990.

Na China, Vacherot, que se classificou, incomodou Djokovic com drop shots e trocas de golpes agressivas, e o sérvio, quarto cabeça de chave, com dificuldades para virar, pediu tempo médico durante ambos os sets.

Ao final do jogo, os dois conversaram e o sérvio elogiou o rival. “Você merece. Você jogou incrivelmente bem. Continue assim”, disse. Valentin, então, rebateu o atleta: “Foi um prazer jogar pelo menos uma vez contra você. Não se aposente”.

Loucura

“Isso é uma loucura… só de estar do outro lado da quadra (com Djokovic) foi uma experiência inacreditável”, disse Vacherot, que se tornou o primeiro jogador de Mônaco a chegar à final de uma turnê da ATP na era aberta.

Djokovic quebrou o saque de Vacherot no primeiro game da partida, mas o jogador de 26 anos imediatamente devolveu a quebra e abriu 4 a 3, quando o sérvio pediu seu primeiro tempo médico.

Vacherot venceu os dois games seguintes com facilidade para garantir o primeiro set, e colocou Djokovic em uma batalha de 12 minutos no primeiro game do segundo set, que o tenista de 38 anos conseguiu vencer após salvar dois break points.

Uma dupla falta fez com que Djokovic perdesse seu saque, enquanto Vacherot assumiu a liderança por 5 a 4, o que inclinou o set a seu favor.

“Quero parabenizar o Valentin por chegar à sua primeira final de Masters. Considerando as eliminatórias, é uma história incrível. Eu disse a ele na rede que ele teve um torneio incrível, mas, mais do que isso, sua atitude é muito boa e seu jogo também foi incrível”, disse Djokovic aos repórteres.

“Então é tudo sobre ele. Desejo a ele tudo de bom na final e que o melhor jogador tenha vencido hoje.”

Refrigerantes “zero” aumentam risco de gordura no fígado, diz estudo

Um novo estudo apresentado no congresso europeu sobre gastroenterologia UEG Week 2025 mostrou que as bebidas adoçadas artificialmente, conhecidas como “diet” ou “zero”, podem...

Sem novos ajustes, rombo crescerá e deve pressionar próximo governo

O próximo governo pode assumir a gestão federal, a partir de 2027, com as contas travadas e sem espaço para novos gastos, avaliam especialistas....

Derrota na MP do IOF deve apertar as contas públicas em 2026

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi derrotado no Congresso Nacional, na última quarta-feira (8/10), com a retirada da Medida...