Nadadora transgênero é suspensa por se recusar a fazer teste. Entenda

A nadadora transgênero Hannah Caldas foi suspensa de todas as provas femininas pela Federação Internacional de Natação (World Aquatics) por se recusar a fazer um teste de verificação de sexo. A pena é de cinco anos longe da categoria.

O caso teve início em 2024, quando Hannah optou por não realizar o teste, exigido para competir no Masters World Championship daquele ano, na categoria sênior feminina.

De acordo com comunicado da Federação de Natação de Nova York, nos Estados Unidos, o exame foi solicitado para confirmar se a atleta estava em conformidade com as regras de política de gênero.

Leia também

“Durante a investigação, a Federação Internacional de Natação pediu à senhora Caldas para se submeter a um teste de cromossomos para provar a consonância com o requerimento geral de política de gênero. O teste foi pedido depois de a senhora Caldas exibir um atestado de nascença que a identifica como mulher”, afirmou.

Hannah é nascida em Portugal, mas reside no estado americano da Califórnia. A nadadora de 47 anos justificou a recusa em realizar o teste de gênero, pois o exame não é exigido pelas entidades americanas.

“Compreendo e aceito as consequências. Mas uma suspensão de cinco anos é o preço que tenho de pagar para proteger as minhas informações médicas mais íntimas. Fico feliz por pagar esse preço”, declarou.

Com a decisão, todos os resultados conquistados por Hannah Caldas entre junho de 2022 e outubro de 2024 serão anulados. Além disso, a atleta só poderá competir a partir de outubro de 2030.



Fonte: Metrópoles

Ex-dirigente do Barcelona afirma que Neymar seria sucessor de Messi

Vice-presidente do Barcelona entre 2015 a 2019, Jordi Mestre afirmou que Neymar seria o sucessor claro de Lionel Messi dentro do Barcelona. Ele lamentou...

Zagueiro do Racing tem lesão após cotovelada em jogo contra Flamengo

A noite dessa quarta-feira (22/10) não foi das mais felizes para o zagueiro Santiago Sosa, do Racing. Além de ver a sua equipe sair...

Novato supera recorde de LeBron James em primeiro jogo pela NBA

VJ Edgecombe estreiou na NBA de maneira impressionante, ao superar marcas de uma das maiores lendas da liga. O ala dos Philadelphia 76ers marcou...