Após quatro meses de pausa, a NBA está de volta. A temporada 2025/26 começa nesta terça-feira (21/10) com duas partidas: o Oklahoma City Thunder recebe o Houston Rockets, no Paycom Center, enquanto o Los Angeles Lakers visita o Golden State Warriors, no Chase Center, em São Francisco.
Leia também
-
Kevin Durant tem o maior salário acumulado da história da NBA; entenda
-
Vídeo: astro da NBA é alvo de críticas após ser flagrado em fast food
-
Conhecido como alienígena, astro da NBA cresce e atinge 2,23 metros
Atual campeão, o Thunder entra em quadra às 20h30 (de Brasília), com entrega dos anéis de campeão da última temporada e para o jogo de abertura.
A equipe de Shai Gilgeous-Alexander, eleito MVP na última temporada com média de 32 pontos, inicia a defesa do título após uma campanha histórica em 2024/25, com 68 vitórias e apenas 14 derrotas na fase regular, além de triunfos sobre Nuggets, Timberwolves e Pacers nos playoffs.
O Rockets também chega forte. O time terminou em quarto lugar geral na temporada passada e manteve a principal estrela, Kevin Durant, bicampeão da NBA e duas vezes MVP das Finais. A equipe, porém, caiu logo na primeira rodada dos playoffs da última temporada para o Warriors.
No outro confronto da noite, às 23h, o Lakers tenta reagir após uma campanha abaixo das expectativas. O time de LeBron James e Luka Doncic foi o terceiro da Conferência Oeste, mas acabou eliminado nas oitavas de final pelo Timberwolves.
Os Warriors, por sua vez, chegam em busca de retomada. Após ficarem em sétimo lugar no ano passado, precisaram passar pelo play-in para alcançar os playoffs, onde pararam na semifinal da Conferência Oeste. A equipe segue liderada por Stephen Curry, além de possuir o único brasileiro na liga, Gui Santos.
Oklahoma é o atual campeão da NBA
Matthew Stockman/Getty Images
LeBron James pode deixar os Lakers
David Berding/Getty Images
Gui Santos foi elogiado por Steve Kerr
Thearon W. Henderson/Getty Images
Associated Press / Alamy Stock Photo
Kevin Durant defendendo o Houston Rockets na NBA
Alex Slitz/Getty Images
Como funciona a temporada da NBA
A temporada regular da NBA tem 82 jogos para cada uma das 30 equipes, divididas entre as conferências Leste e Oeste. Os seis melhores times de cada uma se classificam diretamente para os playoffs, enquanto os que terminam entre a 7ª e a 10ª posição disputam o “play-in” pelas duas vagas restantes.
No play-in, o 7º colocado enfrenta o 8º. O vencedor garante a 7ª vaga, enquanto o perdedor enquanto quem triunfar no confronto entre o 9º enfrenta o 10º para decidir quem fica com o último posto.
Os playoffs são disputados em formato eliminatório, com séries de até sete jogos. O primeiro time a vencer quatro partidas avança. Após as finais de conferência, os campeões do Leste e do Oeste se enfrentam na decisão da NBA, também em melhor de sete.
Copa NBA
Além da temporada regular e dos playoffs, a liga conta com a Copa NBA. O torneio é disputado durante a temporada e reúne todas as 30 equipes, divididas em seis grupos de cinco times. Cada time joga quatro partidas, duas em casa e duas fora, e os vencedores de cada grupo, junto com os melhores segundos colocados de cada conferência, avançam para o mata-mata.
As fases eliminatórias da Copa são em jogo único até a final, realizada em sede neutra. Todos os jogos, exceto a decisão, também contam para a temporada regular. A Copa NBA foi criada para aumentar a competitividade e dar mais dinamismo ao calendário, oferecendo prêmios em dinheiro aos atletas e um troféu adicional dentro do mesmo campeonato.
Fonte: Metrópoles