O SERINGAL

Novo líder do Brasileirão, Palmeiras passa Flamengo após dez rodadas

Novo líder do Brasileirão, Palmeiras passa Flamengo após dez rodadas

Após dez rodadas e mais de dois meses, o Brasileirão de 2025 ganhou um novo líder, neste domingo (5): o Palmeiras, que ultrapassou o Flamengo e ainda tem um jogo atrasado para cumprir na tabela.

O dia foi marcado por grandes viradas, polêmicas de arbitragem e, principalmente, a alternância na liderança. O Rubro-Negro havia assumido a primeira posição na 17ª rodada e a defendia desde então.

A reviravolta começou com uma virada. No Choque-Rei, o Palmeiras superou o São Paulo por 3 a 2, em pleno Morumbis, após o time da casa abrir 2 a 0. O Tricolor reclamou muito da equipe de arbitragem — saiba mais.

Mais tarde, o Flamengo acabou sendo superado pelo Bahia por 1 a 0, com gol de Willian José. A partida na Arena Fonte Nova foi condicionada pela expulsão de Danilo, logo aos 12 minutos. Na etapa final, Wallace Yan também seria expulso.


Momento da expulsão de Danilo, do Flamengo, em partida contra o Bahia
Momento da expulsão de Danilo, do Flamengo, em partida contra o Bahia • Letícia Martins/EC Bahia

Palmeiras supera Flamengo no critério de desempate

Com os resultados, o Palmeiras chegou aos mesmos 55 pontos do Flamengo, mas assumiu a liderança pela vantagem no número de vitórias (17 contra 16).

O Cruzeiro, que também está na briga pelo título do Brasileirão, tropeçou contra o lanterna Sport, no Mineirão, e parou nos 52 pontos, já tendo feito os 27 jogos possíveis, diferentemente dos adversários diretos.


Jogadores do São Paulo reclamam com o árbitro Ramon Abatti Abel sobre um possível pênalti em Tapia (no chão) • Alexandre Schneider/Getty Images

O Palmeiras, aliás, jogará em plena Data Fifa: o time de Abel Ferreira recebe o Juventude, que está na zona de rebaixamento, no próximo sábado (11), no Allianz Parque.

O Flamengo não atuará durante a pausa oficial do Brasileirão, assim como o Cruzeiro. Ou seja, o time paulista pode abrir vantagem dos concorrentes diretos.

CBF antecipa fim do Brasileirão e muda final da Copa do Brasil; veja

Disputa apertada pela quarta vaga do G4

Com o triunfo sobre o Flamengo, o Bahia voltou à carga para entrar no quarteto que dá vaga direta à fase de grupos da Libertadores e pressionou o Botafogo, que perdeu na rodada para o Internacional.

Botafogo, Bahia e Mirassol têm os mesmos 43 pontos na tabela, mas o time carioca ficou com a quarta posição pelos critérios de desempate — tem saldo de gols melhor que o Esquadrão e mais vitórias que o Leão do interior paulista.


Willian José, do Bahia, comemorando seu gol contra o Flamengo, pelo Brasileirão • Letícia Martins/EC Bahia

Há um gap entre o trio e o bloco que vem atrás. Fluminense e São Paulo, na sétima e oitava posições, respectivamente, estão com 38 pontos.

Z4 consolidado?

O Brasileirão pausa para a Data Fifa após mais uma rodada sem grandes mudanças na zona de rebaixamento, que segue formada por Vitória, Fortaleza, Juventude e o lanterna Sport.

O time baiano podia ameaçar o Santos, o primeiro fora do Z4, e chegou a ter vantagem no placar sobre o Vasco em São Januário, mas acabou levando a virada e perdeu com gol aos 51 minutos do segundo tempo.


Rayan comemora gol do empate do Vasco contra o Vitória • Wagner Meier/Getty Images

O Peixe tem 28 pontos, três a mais que o Vitória, além de ainda precisar cumprir um jogo atrasado.

A única alteração no Z4 veio de um confronto direto: o Fortaleza venceu o Juventude de virada, em pleno Alfredo Jaconi, e “tomou” a 18ª posição do time da Serra Gaúcha, mas está quatro pontos atrás do Santos.

Neymar vira carta de Yu-Gi-Oh! em parceria com eFootball; saiba mais

Sair da versão mobile