Os comentaristas José Eduardo Cardozo e Caio Coppolla discutiram, nesta segunda-feira (20), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o governo Lula ganha ou perde com o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como ministro.
Boulos foi nomeado pelo presidente Lula para chefiar a Secretaria-Geral da Presidência da República.
Cardozo entende que o governo ganha com a nomeação.
“Boulos é uma pessoa que tem uma experiência muito grande de militância política em movimentos sociais. Acredito que essa pasta da Secretaria-Geral, que vinha sendo bem conduzida pelo ministro Márcio Macêdo, terá agora uma dimensão muito importante nessa fase”, avaliou.
“O governo precisa mesmo ter uma melhor relação com os movimentos sociais, com os setores da sociedade, porque todo o governo que tem uma proposta de transformação progressista tem essa tarefa”, continuou.
Coppolla avalia que o deputado não dialoga com a maior parte da sociedade.
“O fato é que o senhor Guilherme Boulos é o maior expoente de uma ideologia inexpressiva, sem apelo na sociedade brasileira”, disse;
“Ao contrário do PSOL, a população não apoia a legalização do aborto […]. Ao contrário do PSOL, a população não tolera a invasão de propriedade privada. Da mesma forma, a população não apoia o ensino da ideologia de gênero nas escolas, a população não apoia a descriminalização das drogas, a população não apoia o desarmamento civil e a soltura em massa de criminosos”, defendeu.