O Grande Debate: Ligação entre Lula e Trump é derrota para bolsonarismo?

Os comentaristas Caio Coppolla e José Eduardo Cardozo discutiram, nesta segunda-feira (6), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se a ligação entre os presidentes Lula e Donald Trump é uma derrota para o bolsonarismo.

Os dois líderes se falaram por cerca de 30 minutos. Após o telefonema, Trump reafirmou que teve uma “ótima conversa” e que Brasil e Estados Unidos vão começar a fazer negócios.

Coppolla avalia que o governo Lula apenas minimizou os efeitos de uma derrota.

“Na prática, Lula demorou 10 meses para entrar em contato com o presidente da maior potência do mundo e isso custou dezenas de bilhões de reais para a economia brasileira. Como sempre, é o povo que paga o preço pelo orgulho dos seus governantes”, opinou.

“Essa ligação foi só um primeiro passo tardio para o governo consertar seu próprio erro de política externa. Isso não é uma vitória, é reduzir os efeitos de uma flagrante derrota. Em última análise, não adianta o Brasil dar as costas para os Estados Unidos e querer ser tratado como aliado dos americanos”, concluiu.

Cardozo entende que o bolsonarismo sai derrotado.

“Quem queria a guerra, quem queria que o Judiciário pura e simplesmente virasse terra arrasada, como Eduardo Bolsonaro e os bolsonaristas, que aplaudiam, saiam na rua com a bandeira dos EUA, seguramente ficaram decepcionados”, opinou.

“Donald Trump percebeu que o Brasil é um país soberano, que o Judiciário não iria se curvar a ele e que não se importava em deixar Eduardo Bolsonaro falando sozinho. Trump falou ‘bom, deixa eu cuidar dos interesses do meu país’”, continuou.

Assaltantes estão dentro do Banco do Brasil em Sena Madureira e PM isola centro da cidade; Acompanhe

Uma quadrilha de assaltantes tentou arrombar o caixa forte do Banco do Brasil em Sena Madureira, nesta madrugada. Um grupo fugiu após o alarme...

EUA planejam intervir na guerra civil do Sudão; entenda

O presidente dos EUA, Donald Trump, prometeu usar a “influência da presidência para pôr um fim imediato” à guerra do Sudão, que, segundo estimativas...

PSOL anuncia filiação de Manuela d’Ávila e disputa pelo Senado no RS

O PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) anunciou, no sábado (29), a filiação de Manuela d’Ávila. Segundo a legenda, a ex-deputada federal deve disputar uma...