O soldado do Exército Brasileiro Ryan Santiago de Souza, acusado de matar um enfermeiro a golpes de faca, em Santa Rosa do Purus, será julgado em Manoel Urbano. A transferência de comarca foi autorizada pelos desembargadores que compõem a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça.
O pedido de desaforamento foi feito pelo juiz da comarca de Santa Rosa do Purus. No documento o magistrado disse que existe dúvida quanto à imparcialidade do Conselho de Sentença e risco à segurança do acusado.
O relator do processo Samoel Evangelista votou pela autorização da transferência de comarca. O parecer dele foi acompanhado pelos demais desembargadores.
O soldado do Exército Brasileiro Ryan Santiago de Souza foi preso pela acusação de assassinar o enfermeiro José Rodrigues de Moura Júnior, de 27 anos.
Consta na denúncia, que o crime aconteceu em três de setembro de 2023, em Santa Rosa do Purus, no interior do estado.
Na época, o militar foi preso dentro do alojamento do 7º Batalhão de Engenharia de Construção (7º BEC).
Segundo o processo, o soldado e o enfermeiro estavam com alguns amigos consumindo bebida alcóolica quando se desentenderam.
Ryan foi até o alojamento do 7º BEC, pegou uma faca, voltou e desferiu três golpes na região do tórax e abdômen de Júnior, que morreu no local.
Após o crime, Ian de Souza voltou para o alojamento com medo de represálias.
A data do Júri ainda será definida.