A Microsoft enfrenta nesta quarta-feira (29) uma ampla instabilidade em seus serviços de nuvem Azure e no pacote Microsoft 365, além de problemas em plataformas como o Xbox.
A interrupção teve início por volta das 11h40, afetando o portal do Azure, o Outlook, o OneDrive e o serviço de jogos Xbox. De acordo com o site Downdetector, centenas de usuários relataram dificuldades de acesso nas últimas horas.
O Microsoft Teams também registrou falhas, porém em menor escala. Em uma atualização divulgada às 14h11, a Microsoft confirmou que a falha foi provocada por uma “alteração de configuração realizada por engano”.
A empresa informou que iniciou o processo de restauração da “última configuração funcional conhecida”, que poderia levar cerca de 30 minutos e que após esse período, os usuários devem começar a notar a recuperação dos serviços. Modificações nas configurações dos clientes estão temporariamente suspensas.
A Microsoft informou que ainda não há uma previsão para a completa normalização dos serviços, mas garantiu que continuará atualizando o status do sistema até que a situação seja totalmente resolvida.
Entre os impactados estão empresas que dependem da infraestrutura do Azure para manter seus sites e sistemas em funcionamento.
O incidente ocorre pouco mais de uma semana após a Amazon Web Services (AWS) ter registrado um problema semelhante em seu serviço EC2, que afetou diversos sites em todo o mundo. De acordo com dados da consultoria Canalys, a AWS lidera o mercado de infraestrutura em nuvem, com 32% de participação, seguida pela Microsoft Azure, com 23%, e pelo Google Cloud, com 10%.
A Microsoft e a Alphabet, controladora do Google, divulgarão seus resultados financeiros nesta quarta-feira (29), após o encerramento das negociações nos mercados. Já a Amazon, proprietária da AWS, está programada para apresentar seu balanço na quinta-feira (30).
Microsoft anuncia fim da icônica “tela azul da morte” do Windows
