Paz em Gaza: veja manifestações de líderes mundiais após resposta do Hamas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu que Israel interrompa os bombardeios em Gaza após o Hamas concordar, em partes, com o plano do mandatário americano para encerrar a guerra.

Veja manifestações de lideranças mundiais após o avanço nas tratativas de paz.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia

Através de sua conta no X, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, caracterizou como “encorajadora” a decisão do Hamas de libertar os reféns e aderir ao plano de Trump:

“A prontidão declarada pelo Hamas para libertar reféns e envolver-se com base na recente proposta dos Estados Unidos é encorajadora. Este momento deve ser aproveitado. Um cessar-fogo imediato em Gaza e a libertação de todos os reféns estão ao nosso alcance. A Europa apoiará todos os esforços que visem pôr fim ao sofrimento dos civis e promover a única solução viável para a paz: a solução dos dois Estados”, escreveu.

 

Anthony Albanese, primeiro-ministro da Austrália

“A Austrália saúda o progresso no plano do presidente Trump de trazer paz a Gaza”, escreveu ele também no X. “Juntamente com nossos parceiros, a Austrália continuará apoiando os esforços para acabar com a guerra e trabalhar em direção a uma solução justa e sustentável de dois Estados.”

 

Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia 

“Aplaudimos a liderança do Presidente Trump enquanto os esforços de paz em Gaza avançam decisivamente. Os indícios da libertação de reféns marcam um avanço significativo. A Índia continuará a apoiar firmemente todos os esforços em direção a uma paz justa e duradoura”, publicou no X.

 

Mark Carney, primeiro-ministro do Canadá 

“O Canadá acolhe com satisfação os compromissos do Hamas de renunciar ao poder e libertar todos os reféns restantes, vivos e mortos. Incentivamos todas as partes a trabalharem imediatamente para transformar esses compromissos em realidade e promover a paz e a segurança na região. Agradecemos ao Presidente Trump por sua liderança essencial. O Canadá está intensificando sua coordenação com parceiros internacionais para construir uma paz justa e duradoura. Estamos prontos para apoiar a entrega sustentada, desimpedida e em larga escala de ajuda humanitária para Gaza e em toda a região. O Canadá mantém firme seu apoio a um Estado da Palestina soberano, democrático e viável, construindo seu futuro em paz e segurança com o Estado de Israel”, disse a autoridade.

 

Emmanuel Macron, Presidente da França

“A libertação de todos os reféns e um cessar-fogo em Gaza estão ao nosso alcance! O compromisso do Hamas deve ser cumprido sem demora. Temos agora a oportunidade de avançar decisivamente rumo à paz. A França desempenhará plenamente o seu papel, em consonância com os seus esforços nas Nações Unidas, juntamente com os Estados Unidos, os israelitas e os palestinianos, e todos os seus parceiros internacionais. Gostaria de agradecer ao Presidente Donald Trump e sua equipe por seu compromisso com a paz”, disse Macron.

 

Friedrich Merz, chanceler da Alemanha

“Os reféns devem ser libertados. O Hamas deve se desarmar. Os combates devem cessar imediatamente. Tudo isso deve acontecer muito rápido. Depois de quase dois anos, esta é a melhor chance de paz. A Alemanha continuará engajada”, reforçou a autoridade.

 

 

 

 

STF ouve 48 especialistas em ação da pejotização

Uma audiência pública no STF (Supremo Tribunal Federal) vai ouvir 48 especialistas no processo que analisa as relações de trabalho da chamada “pejotização”. O...

Como verificar bebidas adulteradas? Associação de destilados dá dicas

A crescente preocupação com bebidas adulteradas com metanol tem levado consumidores a buscarem formas de identificar produtos originais. Em entrevista ao CNN Arena, Eduardo...

Ator acusa Poliana Rocha de ter raptado criança para Zé Felipe brincar

Tuca Andrada usou as redes sociais para condenar Poliana Rocha após ela afirmar que Leonardo tinha adotado uma criança para divertir Zé Felipe quando...