O Banco Central (BC) informou nesta sexta-feira (3/10) que a regulamentação do Pix parcelado será publicada na última semana do mês de outubro.
De acordo com a autarquia, o detalhamento dos procedimentos e a padronização da experiência do usuário serão publicados no início do mês de dezembro e haverá um prazo para que as instituições financeiras e de pagamento possam se adequar às novas regras.
Em nota, o BC afirmou que a regulamentação do Pix parcelado contará com a definição do produto, de forma padronizada, para melhorar a experiência do usuário. Ainda, avaliou que as soluções privadas de oferta de crédito ou diferimento de pagamento vinculadas à realização de um Pix, já amplamente utilizadas, poderão continuar a ser ofertadas, desde que não afrontem a regulação.
Leia também
-
Pix: BC se pronuncia após instabilidade no sistema de pagamentos
-
“O Pix caiu?”, “Volta, Pix”: internet repercute problema em transações
-
Pix: usuários relatam instabilidade nas transações bancárias
-
Entenda como funcionará o Pix parcelado anunciado pelo Banco Central
Além disso, a autoridade monetária afirmou que, a partir do próximo sábado (4/10), as chaves Pix marcadas pelo BC como utilizadas para golpes e fraudes serão bloqueadas com o objetivo de fortalecer a segurança do sistema.
Entenda o Pix Parcelado
O novo modelo vai permitir que o usuário parcele pagamentos por meio do sistema do Pix, enquanto o destinatário recebe o valor integral de forma instantânea. O BC espera que a medida aumente o uso do Pix no varejo, tornando viável a compra de bens e serviços de maior valor para quem não tem acesso a outras formas de pagamento, como cartão de crédito, por exemplo.
Fonte: Metrópoles