Prefeitos são alvos de operação sobre desvio de verbas na Bahia

A PF (Polícia Federal) e a CGU (Controladoria-Geral da União) fizeram busca e apreensão nesta quinta-feira (23) contra os prefeitos de Poções (BA), Dona Nilda, e Encruzilhada (BA), Dr Pedrinho, investigados por suposto desvio de verbas públicas no valor de R$ 12 milhões. Ambos são do PCdoB.

A verba foi repassada à administração municipal de Poções entre os anos de 2021 e 2023, chefiada por Irenilda Cunha de Magalhães (Dona Nilda), e que já foi chefiada pelo seu marido Otto Wagner Magalhães, também alvo da PF.

Ao todo, a PF cumpriu 25 mandados de busca e apreensão nos municípios baianos de Poções, Encruzilhada, Barreiras e Vitória da Conquista.

A PF diz que as investigações apontam irregularidades graves em contratos de terceirização de mão de obra financiados com recursos do Fundeb, SUS e FNAS, incluindo ausência de estudos técnicos, pesquisa de preços inadequada, majoração indevida de valores contratuais e prestação fictícia de serviços.

“Nessas circunstâncias, a prefeita Municipal, Irenilda Cunha de Magalhães, e seu cônjuge, Otto Wagner Magalhães, teriam atuado para a contratação fraudulenta da Empresa, com a colaboração do Secretário de Administração e Planejamento e do Pregoeiro. A ação não poderia ter ocorrido sem a participação do responsável pela pessoa jurídica e de seus procuradores. Todos alcançados pela decisão anterior, que afastou o sigilo bancário dos referidos investigados”, diz a decisão que autorizou a operação, obtida pela CNN.

Sobre o prefeito Pedro Alves de Lacerda Sobrinho (Dr. Pedrinho), a PF diz que ele recebe recursos desviados através de uma empresa chamada RMS, bem como de sua esposa e seu tio.

“Pedro Alves de Lacerda Sobrinho se utiliza de vários intermediários de confiança para que seu nome não fique em evidência na ORCRIM [organização criminosa]. No caso aqui verificamos o uso constante de sua esposa e seu tio”, destaca a PF e a decisão da desembargadora Solange Salgado da Silva.

A CNN procurou os gabinetes e as defesas dos prefeitos citados e busca contato com Otto Magalhães. O espaço segue aberto para manifestações.

Veja imagens da operação:

Aviões russos violaram o espaço aéreo da Lituânia, diz presidente

Aviões russos violaram o espaço aéreo da Lituânia, membro da Otan, na noite de quinta-feira (23), afirmou o presidente lituano, Gitanas Nausėda, em publicação...

EUA terão um pouco de luz no apagão de dados econômicos nesta sexta (24)

Quase duas dezenas de dias se passaram desde que uma agência federal publicou um relatório econômico. A paralisação do governo dos EUA resultou em...

Em meio a críticas de tenistas, chefe da ATP defende calendário cheio

Mesmo diante de reclamações de tenistas sobre o tamanho do calendário da ATP, o presidente da entidade, Andrea Gaudenzi, defendeu a atual programação, afirmando...