Prêmio Earthshot chega ao Rio, que se torna capital global do clima

O Prêmio Earthshot, iniciativa fundada pelo príncipe William, do Reino Unido, chega ao Rio de Janeiro nesta sexta-feira (31). É a primeira vez que o prêmio ambiental conhecido como o “Oscar da sustentabilidade” tem edição sediada na América Latina.

A noite da premiação acontece na quarta-feira (5), em cerimônia no Museu do Amanhã, na capital fluminense, mas a programação do Prêmio Earthshot Summit tem início já na segunda-feira (3). De segunda a quarta, acontecem eventos de alto nível, reuniões bilaterais e o Impact Assembly, voltado a ampliar e acelerar o impacto dos finalistas.

E o Brasil também marca presença entre os finalistas ao prêmio deste ano, indicados por suas soluções inovadoras de combate à crise climática. Selecionados entre quase 2.500 indicados de 72 países, duas iniciativas brasileiras estão presentes entre as 15 que chegaram à etapa final do prêmio: o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), um projeto do governo brasileiro; e a startup brasileira re.green, que utiliza inteligência artificial para restaurar florestas e gerar empregos.

Finalistas de todas as edições do Prêmio Earthshot, vindos de todas as partes do mundo, se reunirão no Rio de Janeiro para a celebração deste ano. O evento ocorre dias antes do início da COP30 em Belém, colocando o Brasil como centro da discussão climática global no momento.

A programação de 3 a 5 de novembro vai ocorrer na “Boulevard Earthshot”, experiência que ocupa a área entre o Museu do Amanhã e o Píer 3. O local vai contar com exposições, show de drones e opções de alimentação sustentável.

Noite da premiação

A cerimônia de entrega do Prêmio Earthshot, na noite de quarta (5), terá apresentação de Luciano Huck e a presença da ginasta Rebeca Andrade, que estará acompanhada pelo piloto de Fórmula 1 Sebastian Vettel e pela ativista ambiental indígena Txai Suruí. Os cantores Gilberto Gil e Anitta também se apresentarão.

Durante o evento, serão anunciados os cinco vencedores de 2025, cada um receberá £ 1 milhão (aproximadamente R$ 7,3 milhões).

Esta será a quinta edição do Prêmio Earthshot, fundado pelo príncipe William em 2020. Todo ano, o evento celebra e apoia 15 soluções provenientes de diferentes regiões e setores dedicadas a resolver os maiores desafios climáticos do planeta.

Veja também: Príncipe William mantém visita ao Rio após operação

Bioeconomia na Amazônia: Conheça o cacau que preserva a floresta

 

São Paulo registra o menor número de homicídios e latrocínios desde 2001

A SSP (Secretaria da Segurança Pública) registrou, entre janeiro e setembro deste ano, o menor número de homicídios e latrocínios desde 2001 no estado...

Manifestantes se reúnem em frente ao Masp após megaoperação no Rio

Manifestantes se reuniram em frente ao Masp, na Avenida Paulista (SP), na noite desta sexta-feira (31), para protestar contra a megaoperação da Polícia Civil...

Os ultraprocessados que mais prejudicam o cérebro, segundo a ciência

Os ultraprocessados já são conhecidos por prejudicar a saúde e aumentar o risco de doenças como obesidade e diabetes. Uma pesquisa da Virginia Tech,...