Presidente da Colômbia promete ação legal nos EUA após acusação de Trump

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou nesta quarta-feira (22) que entrará com uma ação judicial nos tribunais dos EUA.

A fala acontece depois que o líder dos EUA, Donald Trump, chamou Petro de “bandido” e ameaçou “tomar medidas sérias” contra o país por tráfico de drogas.

Em uma publicação no X, Petro disse que se defenderia no tribunal com advogados americanos no sistema de justiça americano contra as “acusações caluniosas feitas contra mim nos Estados Unidos por autoridades de alto escalão.

As tensões crescentes ganharam um novo episódio quando Trump disse a repórteres na Casa Branca nesta quarta-feira (25) que estava suspendendo todos os pagamentos à Colômbia devido ao papel do país no comércio internacional de narcóticos.

 

No fim de semana, Trump rotulou Petro de “líder do narcotráfico” e ameaçou aumentar as tarifas sobre o país sul-americano.

Em meados de setembro, o presidente americano cancelou a certificação dos esforços antinarcóticos da Colômbia, alegando que o país não cumpriu suas obrigações no ano passado.

 

Como ano eleitoral impacta cenário econômico de 2026? Especialista explica

A economista-chefe da B.Side Investimentos, Helena Veronese, em entrevista ao CNN Novo Dia, alerta para os possíveis impactos do ano eleitoral de 2026 no...

Enem facilita ingresso em universidades de países como Portugal e EUA

Universidades dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Portugal e outros países aceitam a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como critério...

Beijo lésbico de Juquinha e Lorena em “Três Graças” leva web ao delírio

Em “Três Graças”, Lorena (Alanis Guilen) e Juquinha (Gabriela Medvedovsky) finalmente deram o primeiro beijo no capítulo exibido na noite de quarta-feira (10). O momento...