Um grupo de dez homens armados invadiu na madrugada do último domingo (12), o aeroporto particular Clube estância ouro verde, localizado no município de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, no estado da Paraíba. Os criminosos tentaram roubar um avião que pertence a uma empresa local, a ‘Ísis Laticínios’.
Segundo informações do superintendente da Polícia Civil da Paraíba, delegado Cristiano Santana, a quadrilha rendeu dois funcionários no local e exigiu que fossem levados até um hangar, pois queriam uma aeronave bimotor.
Roubos de avião são comuns em áreas de garimpo ou outras atividades ilegais, o que aumenta o mistério da verdadeira motivação dos suspeitos, por não ser um tipo de crime que acontece na região nordeste do país.
“Até o momento não podemos descartar nenhuma linha de investigação. Temos uma concentração de esforços para elucidar o caso, vamos tentar avançar até quinta ou sexta-feira (17), com uma força-tarefa”, diz o delegado Cristiano Santana, em entrevista à CNN Brasil.
Ainda de acordo com o delegado, os suspeitos chegaram ao local em caminhonetes e nove galões de combustível para o avião, cada um com capacidade de 50 litros. Esse material foi introduzido no interior da aeronave, em seguida a quadrilha conseguiu acesso à pista, onde chegaram a realizar um percurso de 50 metros.
Na tentativa de levantar voo, houve uma derrapagem, e por este motivo o avião não chegou a decolar, parando mais à frente em uma região da pista com terra. Nesse momento, o grupo fugiu, após a tentativa frustrada de roubo.
A polícia informou que o local foi periciado e diligências foram realizadas. As investigações seguem no âmbito da Polícia Civil no intuito de identificar, localizar e prender todos os criminosos.
Em nota, a administração do aeródromo apenas afirmou que a policial assumiu a frente das investigações: “Estamos confiantes no trabalho das forças de segurança para o total esclarecimento dos fatos e reforçamos nosso compromisso em manter a ordem a segurança”.
*Sob supervisão de Thiago Félix