O capítulo final da novela “Vale Tudo” será exibido nesta sexta-feira (17), na TV Globo, e promete finalmente revelar quem matou Odete Roitman, um dos maiores mistérios da teledramaturgia brasileira.
Às vésperas da revelação, a pesquisa Quaest realizou um levantamento com base em dados de redes sociais e sites de notícias, indicando quais personagens o público mais acredita serem os culpados.
A Pesquisa de Menções sobre a Morte de Odete Roitman, feita pela Quaest entre os dias 6 e 17 de outubro de 2025, mapeou 551 mil citações relacionadas ao assassinato.

As informações foram coletadas por meio de uma API própria, que analisou publicações em plataformas como X, antigo Twitter, Instagram, Facebook, Reddit, Tumblr, YouTube e também em sites de notícias, com base em buscas por palavras-chave e operadores booleanos.
Segundo a pesquisa, os dados sobre os principais suspeitos foram fechados até as 12h desta sexta-feira (17).
O personagem mais citado como possível assassino é Marco Aurélio, com 24% das menções, que cresceu nos últimos dias após a denúncia de corrupção na TCA, dentro da própria trama. Ele ultrapassou Maria de Fátima, que aparece com 20%, mantendo-se como uma das principais figuras envolvidas no mistério.
Além desses dois, há também citações expressivas a Celina, Heleninha e Raquel, mas com porcentagens muito mais divididas, sem um destaque claro. A reviravolta recente na novela, com as confissões de Celina e Helena, reacendeu o debate nas redes sociais e levou a um novo pico de engajamento, especialmente nesta reta final.
Para efeito de comparação, a morte de Odete Roitman gerou 1,9 mil postagens por hora no pico de engajamento, superando temas como a PEC da Blindagem (24 mil no total entre 16 e 19/09), a disputa entre Governo e Congresso e até o show de Lady Gaga em Copacabana, que teve 5,1 mil menções.
“Vale Tudo”: morte de Odete Roitman em 1988 e 2025 foi diferente