O SERINGAL

Quaest: Marco Aurélio vira principal suspeito de matar Odete em “Vale Tudo”

Quaest: Marco Aurélio vira principal suspeito de matar Odete em “Vale Tudo”

O capítulo final da novela “Vale Tudo” será exibido nesta sexta-feira (17), na TV Globo, e promete finalmente revelar quem matou Odete Roitman, um dos maiores mistérios da teledramaturgia brasileira.

Às vésperas da revelação, a pesquisa Quaest realizou um levantamento com base em dados de redes sociais e sites de notícias, indicando quais personagens o público mais acredita serem os culpados.

A Pesquisa de Menções sobre a Morte de Odete Roitman, feita pela Quaest entre os dias 6 e 17 de outubro de 2025, mapeou 551 mil citações relacionadas ao assassinato.


Quaest: Marco Aurélio vira principal suspeito de matar Odete em “Vale Tudo” • Reprodução / Quaest

As informações foram coletadas por meio de uma API própria, que analisou publicações em plataformas como X, antigo Twitter, Instagram, Facebook, Reddit, Tumblr, YouTube e também em sites de notícias, com base em buscas por palavras-chave e operadores booleanos.

Segundo a pesquisa, os dados sobre os principais suspeitos foram fechados até as 12h desta sexta-feira (17).

O personagem mais citado como possível assassino é Marco Aurélio, com 24% das menções, que cresceu nos últimos dias após a denúncia de corrupção na TCA, dentro da própria trama. Ele ultrapassou Maria de Fátima, que aparece com 20%, mantendo-se como uma das principais figuras envolvidas no mistério.

Além desses dois, há também citações expressivas a Celina, Heleninha e Raquel, mas com porcentagens muito mais divididas, sem um destaque claro. A reviravolta recente na novela, com as confissões de Celina e Helena, reacendeu o debate nas redes sociais e levou a um novo pico de engajamento, especialmente nesta reta final.


Quaest: Marco Aurélio vira principal suspeito de matar Odete em “Vale Tudo” • Reprodução / Quaest

Para efeito de comparação, a morte de Odete Roitman gerou 1,9 mil postagens por hora no pico de engajamento, superando temas como a PEC da Blindagem (24 mil no total entre 16 e 19/09), a disputa entre Governo e Congresso e até o show de Lady Gaga em Copacabana, que teve 5,1 mil menções.

“Vale Tudo”: morte de Odete Roitman em 1988 e 2025 foi diferente

Sair da versão mobile