A bola rola às 21h30 (de Brasília) no Estádio El Cilindro, em Buenos Aires, para a partida de volta da semifinal da Libertadores entre Racing-ARG e Flamengo. Os técnicos Gustavo Costas e Filipe Luís lidam com desfalques de peso para o jogo decisivo na Argentina.
As duas principais ausências ficam por conta de Pedro e Sosa. O atacante brasileiro e o volante argentino foram titulares no Maracanã, mas sofreram graves lesões na partida.
Na avaliação da imprensa argentina, os desfalques têm maior impacto no trabalho de Gustavo Costas, que lida com mais ausências e conta com menos opções no elenco.
“Para a Academia, cada baixa pesa o dobro. Gustavo Costas trabalha com o que tem, apelando a mística e o apoio do El Cilindro para cobrir ausências importantes. No lado brasileiro, Filipe Luís também faz ajustes, mas conta com maior profundidade do elenco”, publica o portal da “ESPN Argentina”.
A disputa pela vaga na final da Libertadores
Com a vitória por 1 a 0 no Maracanã, na última quarta (22), o Flamengo joga por um empate para avançar à quinta decisão da Copa Libertadores de sua história.
O Racing precisa devolver o placar (1 a 0, 2 a 1…) para levar a decisão para os pênaltis. Uma vitória mais elástica, a partir de dois gols de diferença, garante a classificação.
Na outra chave, Palmeiras e LDU-EQU se enfrentam na quinta (30), no Allianz Parque, em São Paulo. Os equatorianos venceram o jogo de ida, em Quito, por 3 a 0.
Quem substitui Pedro?
Os problemas para Filipe Luís estão, principalmente, na referência do ataque. Pedro havia recuperado protagonismo, e, no momento, nenhum outro atleta alçou-se ao posto de “novo camisa 9″.
Quem tem maior experiência na função é Bruno Henrique, mas o próprio atacante, antes de saber da gravidade da lesão do companheiro, confirmou que pediu a Filipe Luís para voltar a atuar como ponta.
Plata também já foi utilizado na função e está cotado para ser titular. Luiz Araújo e Carrascal devem ser mantidos após as recentes atuações, mas Samuel Lino também é uma alternativa.
Na defesa, Léo Ortiz está relacionado após ser baixa no jogo de ida por conta de uma lesão no tornozelo direito. A tendência é de que o defensor volte ao time no lugar de Danilo.
- Pedro: recuperação de fratura no antebraço
- Everton Cebolinha: recuperação de lesão muscular
As dúvidas de Gustavo Costas
Para substituir o capitão Santiago Sosa, Gustavo Costas deve escolher Juan Nardoni. O camisa 5 já foi titular em outros momentos da temporada e, após sofrer uma lesão muscular, recuperou-se a tempo de entrar na segunda etapa da partida no Maracanã.
Porém, antes do início das semifinais, o Racing já lidava com outras baixas: o zagueiro Franco Pardo, titular da equipe, o volante Alan Forneris e o centroavante Elías Torres.
- Santiago Sosa: recuperação de fratura no maxilar
- Elías Torres: recuperação de cirurgia no joelho esquerdo
- Alan Forneris: recuperação de entorse no joelho esquerdo
- Franco Pardo: recuperação e lesão muscular na coxa esquerda
