O secretário de Estado americano, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se encontraram na Casa Branca nesta quinta-feira (16). Durante participação no WW, Rubens Barbosa, ex-embaixador em Londres e Washington, afirmou que ao saber que o encontro entre os dois seria na Casa Branca e não no Departamento de Estado, já entendeu que “os interesses da agenda americana seriam priorizadas nas negociações com o Brasil.”
Segundo ele, os Estados Unidos estão adotando uma política muito pragmática na retomada das conversas. “Essas sutilezas diplomáticas são muito importantes”, ressalta.
Para Vieira, com base na nota divulgada pelos dois países, a ênfase das discussões concentrou-se majoritariamente em aspectos comerciais, um desenvolvimento considerado positivo para as relações bilaterais.
As negociações abriram caminho para um diálogo mais amplo, que terá continuidade em futuras discussões envolvendo outras autoridades brasileiras. “Vieira abriu a porta da agenda americana para discutir com o Brasil”, afirma.