Os idealizadores da SAFiel não apresentaram a proposta — divulgada em evento nesta terça-feira (28) — ao presidente do Corinthians, Osmar Stabile. O mesmo vale para Romeu Tuma Júnior, mandatário do Conselho Deliberativo.
A Itatiaia apurou que o projeto será enviado ao clube por e-mail. A entrega presencial deve ocorrer apenas na próxima semana, como soube a reportagem.
Osmar, que era esperado no evento de lançamento, no Mercado Livre Arena Pacaembu, alegou estar com a agenda cheia. Já Romeu cumpre compromissos fora do clube.
Evento de lançamento
Os criadores da SAFiel lançaram o projeto, oficialmente, na manhã desta terça-feira (28), no Mercado Livre Arena Pacaembu. No evento, que contou com a presença de jornalistas, conselheiros e torcedores organizados, os idealizadores prometeram entregar a proposta à diretoria do Corinthians.
Na apresentação, Carlos Teixeira, Eduardo Salusse e Maurício Chamati compartilharam informações e apresentaram suas ideias para o futuro do Timão.
O que é a SAFiel
O projeto, que propõe a transformação do Corinthians em uma SAF, prevê a formação de dois sócios: o próprio clube e uma empresa composta por torcedores que adquirirem ações.
“Nós queremos separar o futebol do clube associativo. O futebol passa a ser gerido como empresa, sem politicagem. Passa a ser administrado com cultura e método empresarial. Executivos em cargos-chave, com metas definidas e governança”, disse Carlos.
“A ideia é ser blindado contra pessoas mal-intencionadas. Conselhos independentes. Auditorias externas regularizarão as práticas, sem perder o caráter popular do clube”, comentou.
A proposta prevê a divisão das ações do Corinthians em dois tipos: o primeiro com direito a voto; o segundo, sem.
Os idealizadores da SAFiel entendem que esse é um caminho inevitável para o Corinthians, que atualmente acumula uma dívida de R$ 2,7 bilhões.
João Fonseca iguala feito de lendas do tênis após conquista na Basileia
