A cada dia que passa é mais comum comprar ou pesquisar um carro pela internet. Contudo, é preciso ter cuidado para não ser alvo de golpe nas plataformas de compra online.
Segundo a gerente de produto da OLX, Camila Braga, os fraudadores estão sempre buscando formas de conseguir dinheiro de maneira fácil e rápida.
“E por serem bens de alto valor, os veículos são bastante visados. Sendo assim, os interessados na compra e venda de usados ou seminovos devem ter atenção redobrada ao fazer as negociações online”, orienta.
Entre os golpes mais comuns para esse setor, a coleta de dados, invasão de contas e o anúncio falso são as principais formas de iludir o consumidor.
Confira algumas orientações para se prevenir dos criminosos:
1. Coleta de dados
É quando o fraudador aproveita oportunidades e cria cenários para roubar dados sensíveis das vítimas, como CPF, conta bancária, data de nascimento, entre outros, para utilizá-los em golpes futuros, valendo-se também da vulnerabilidade de sistemas e uso de senhas fracas.
- Como se prevenir?
Nunca compartilhe número de celular, e-mail, CPF e dados bancários. Você não daria acesso aos seus documentos para qualquer pessoa no mundo físico, certo? Então tenha o mesmo cuidado no ambiente virtual.
2. Invasão de contas
Trata-se da obtenção de e-mails e senhas de contas na web pelo criminoso, que testa o login nas contas das plataformas online de compra de usados e, ao obter resultado positivo para o login, faz a inserção de anúncios falsos, para conseguir pagamentos antecipados ou testar cartões de crédito por meio da compra de pacotes de anúncios ou destaques de vendas.
- Como se prevenir?
Use senhas fortes, com letras, números e caracteres especiais, sem repeti-las em diferentes sites. Também é importante mudá-las periodicamente e ficar atento aos alertas enviados pelas plataformas sobre tentativas de login na conta.
3. Anúncio falso
Consiste na inserção de anúncios com preços e vantagens bastante atrativos na plataforma para obter pagamentos antecipados. Há casos em que o criminoso chega a marcar um encontro com a vítima e pedir que a transferência seja feita para a conta de terceiros.
- Como se prevenir?
Desconfie de anúncios com valores muito abaixo do mercado, não compartilhe os dados pessoais e marque encontros em locais públicos. Negocie diretamente com o proprietário do veículo ou vendedor autorizado e faça o pagamento apenas para uma conta em nome do dono do automóvel e no cartório, no momento da transferência.
Vale a pena comprar carro elétrico usado com bateria fora da garantia?