São Paulo x Palmeiras: CBF divulga último áudio do VAR de clássico polêmico

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou, na noite dessa quinta-feira (9), o quinto e último áudio do VAR do clássico entre São Paulo e Palmeiras. O duelo, válido pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, foi recheado de polêmicas.

A última análise é do lance que originou o primeiro gol alviverde, marcado por Vitor Roque aos 25 minutos do segundo tempo. O Tricolor paulista reclamou de falta do zagueiro Gustavo Gómez no atacante Gonzalo Tapia no início da jogada.

Para o árbitro do confronto, Ramon Abatti Abel, o jogador são-paulino estava “se jogando” e não houve infração. O VAR concordou com a decisão do juiz.

Houve uma checagem de possível impedimento de Maurício na finalização do lance. O meia foi o responsável por dar a assistência para Vitor Roque.

Veja análise da possível falta

 

  • Ramon Abatti Abel: Nada, nada. Jogador já está se jogando, tem o braço de referência. Pode ir.
  • Ilbert Estevam da Silva (VAR): Tudo checado. Gol confirmado.
  • Ramon Abatti Abel: Checou o app [com possível falta], no início da jogada?
  • Ilbert Estevam da Silva (VAR): Tudo checado, senhores. Pode prosseguir.

Outras análises

As outras quatro análises do VAR foram divulgadas também nessa quarta. Abaixo, a Itatiaia detalha todas elas.

Possível vermelho para Gustavo Gómez

Gustavo Gómez protagonizou disputa por espaço com Gonzalo Tapia e, no desenrolar do confronto, acaba pisando na perna do chileno. O VAR, comandado por Ilbert Estevam da Silva, entendeu que foi acidental. Veja o diálogo:

  • Ramon Abatti Abel: Para mim, tem um pisão, mas sem intenção. Tem um pisão em disputa.
  • Ilbert Estevam da Silva (VAR): Ok, estamos checando em cima e esse pisão. Ele tá desequilibrado, vai tentar saltar. O jogador (está) caindo, e ele não tem um local como cair. Tudo checado, pode seguir.

Pênalti de Allan em Gonzalo Tapia

No segundo tempo, o meio-campista Allan escorrega e derruba Tapia dentro da área. Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam entendem que o lance foi acidental, sem que a bola estivesse em disputa. Veja o diálogo:

  • Ramon Abatti Abel: Escorregou, escorregou. Jogador escorrega. Pode seguir.
  • Ilbert Estevam da Silva (VAR): Temos uma bola que está saindo da área, temos um jogador do Palmeiras que escorrega e tem o contato com o adversário. Totalmente acidental, provocado justamente por esse escorregão.
  • Ramon Abatti Abel: Para mim foi um choque, jogador do Palmeiras escorrega.
  • Ilbert Estevam da Silva (VAR): A bola está saindo da área, totalmente acidental por esse escorregão. Ramon, é justamente tudo isso que você narra. Temos um jogador do Palmeiras que escorrega, com um contato acidental e a bola saindo da área. Ainda confirmo para você que a bola não está para nenhum dos dois atletas.
  • Ramon Abatti Abel: Abaixa o braço e respeita a minha decisão (para jogadores). Para mim não é falta nem dentro nem fora da área.

Cartão vermelho para Andreas Pereira

Em dividida, Andreas Pereira acerta a canela e o pé de Marcos Antonio com a sola. A equipe de arbitragem analisou que o meio-campista tinha o domínio de bola inicialmente, sem aplicar jogo perigoso. Veja o diálogo:

  • ⁠Ilbert Estevam da Silva (VAR): Jogador toca na bola e depois pisa no pé. O contato posterior mais forte é embaixo. Tem um contato que não é pleno na canela e, posteriormente, contato na canela.
  • Ramon Abatti Abel: Para mim, o Andreas põe primeiro o pé na bola.
  • Ilbert Estevam da Silva (VAR): Vamos ver se ele despreza a disputa da bola e vai por cima. Checado. Número oito confirmado para cartão amarelo.

Novo possível vermelho para Gómez

Em outra disputa por espaço entre Gómez e Tapia, o zagueiro acerta o rosto do atacante com o cotovelo. No entendimento da arbitragem, foi acidental.

  • Ilbert Estevam da Silva (VAR): Quando ele vai levantar, já tocou. Já foi checado. Quando ele vai levantar, atinge com o cotovelo. Mas ele vai levantar e atinge o rosto do atleta.
  • Assistente: Não tem nenhum gesto adicional.
  • Ilbert Estevam da Silva (VAR): Ele vai levantar e atinge com o cotovelo, mas não tem nenhum gesto adicional. Nenhuma ação de cotovelada no adversário, foi levantar o corpo.
  • Ramon Abatti Abel: Pega sim, porque ele vai levantar o corpo, mas pega sem querer.

Cucurella mostra interesse por assunto inusitado: máquinas de lavar

Brasil avança em negociação de fundo de proteção de florestas tropicais

As negociações em torno do TFFF (Fundo Florestas Tropicais para Sempre) avançaram significativamente, informou a organização da COP 30 nesta sexta-feira (10). De acordo...

Andrew Garfield em “Vingadores”? Ator responde se voltará como Homem-Aranha

O ator Andrew Garfield, 42, foi questionado se faria uma aparição como Homem-Aranha no novo filme da Marvel, “Vingadores: Doomsday”, previsto para 2026. O astro,...

Metanol: fábrica fechada em SP usava etanol de posto para adulterar bebidas

A fábrica fechada nesta sexta-feira (10), por distribuir bebidas adulteradas a outros estabelecimentos comerciais, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, usava etanol...