Se escolhido para STF, Messias precisará driblar resistências

A aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso do STF (Supremo Tribunal Federal) a partir do próximo sábado (18) foi publicada no DOU (Diário Oficial da União), com isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve acelerar sua indicação — que será terceira em seu atual mandato. A informação é de Isabel Mega, no CNN Novo Dia.

“A possível indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal (STF), enfrenta resistências significativas, apesar do aparente favoritismo junto ao governo”, avalia Isabel.

No Senado Federal, onde a indicação precisará ser aprovada, há uma mobilização em favor do nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que possui amplo trânsito na casa e relacionamento estabelecido com o STF. Alguns ministros da Corte também manifestam preferência por um nome com maior “musculatura” para enfrentar o atual contexto de desafios institucionais.

Atuação na AGU

Messias tem construído uma relação positiva com a Corte através de seu trabalho na Advocacia-Geral da União, onde é reconhecido por trazer protagonismo à instituição e por sua atuação em questões relacionadas aos direitos de minorias. Nos últimos dias, tem mantido um perfil discreto, comum a potenciais indicados à Suprema Corte.

“O processo de escolha está bem encaminhado, segundo fontes próximas ao governo, que preveem a possibilidade de sabatina já em novembro. A eventual oficialização da indicação de Messias sugeriria que o governo já teria assegurado os votos necessários no Senado, apesar das preferências manifestadas por parlamentares”, afirma a analista.

A articulação para a aprovação do nome passa pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), aliado próximo de Pacheco e figura importante na organização do processo no Senado. Embora existam manifestações favoráveis a Pacheco entre alguns ministros do STF, não há unanimidade nem veto formal ao nome de Messias.

A escolha também tem gerado debates sobre a ausência de indicações femininas para a Suprema Corte. Aliados do governo argumentam que outras cortes receberam indicações de mulheres e que futuras vagas no STF poderiam contemplar a questão da representatividade de gênero.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

“A Fazenda”: parcial da enquete mostra peoa sendo salva com vantagem

A quarta Roça de “A Fazenda 17” fará Fernando Sampaio, Rayane Figliuzzi ou Yoná Sousa dar adeus ao reality show na noite desta quinta-feira (16). A...

Anitta se encontra com rei Charles III na Inglaterra; veja fotos

A cantora Anitta, 32, esteve presente em um evento no Palácio de St. James, na Inglaterra, para discutir a criação de novas fontes de...

PF apura desvio de verbas da Lei Paulo Gustavo por servidores em PE e PB

A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (16), a Operação Vai que Cola, que visa desarticular um esquema de desvio de recursos...