Ícone do site O SERINGAL

STF vê bolsonarismo fragilizado junto a Trump

stf-ve-bolsonarismo-fragilizado-junto-a-trump

STF vê bolsonarismo fragilizado junto a Trump

O Supremo Tribunal Federal (STF) identifica um enfraquecimento significativo do bolsonarismo junto ao governo dos Estados Unidos, especialmente nas relações com o presidente Donald Trump. A avaliação surge em meio às negociações entre os dois países sobre questões comerciais e diplomáticas. A apuração é da analista de Política Luísa Martins no Bastidores CNN.

A carta enviada por Trump ao Brasil, que mencionava a atuação do STF como justificativa para a tarifa de 50%, parece ter perdido força. “A avaliação atual indica que as questões econômicas têm prevalecido sobre as alegações políticas do grupo ligado ao ex-mandatário brasileiro”, afirma Luísa.

Segundo informações obtidas junto a ministros da Corte, a hipótese de perseguição política apresentadas pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e pelo jornalista Paulo Figueiredo têm menor relevância diante de questões mais urgentes.

“O mercado americano demonstra sentir falta dos produtos brasileiros e quer resolver essa situação. Os próprios apoiadores de Trump têm criticado as decisões do presidente em termos de política econômica e comercial”, afirma a analista de Política da CNN.

Um indicativo dessa mudança de cenário foi a reação de Trump após a condenação de Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão. Contrariando expectativas, o período posterior à sentença foi marcado por gestos amigáveis e maior abertura ao diálogo com o Brasil, incluindo sinais positivos durante a Assembleia Geral da ONU.

“As articulações diplomáticas têm priorizado a resolução de questões econômicas, deixando em segundo plano temas como a suspensão de vistos de autoridades brasileiras e a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes“, destaca Luísa.

A reunião entre o chanceler Mauro Vieira e o secretário de Estados americano, Marco Rubio, exemplifica essa nova fase das relações bilaterais.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.
Sair da versão mobile